Pular para o conteúdo principal

Mistério de Amor

Colaboração do seminarista José Carlos


Encarnacao de Nosso Senhor Jesus Cristo. É Natal do Senhor. Eis o mistério do Deus que se fazendo filho do homem, fez com que o homem se tornasse filho de Deus, pela cruz e pelo batismo. Ele veio habitar no meio de nós para nos trazer a salvação.

Depois de reconhecer o dogma da Trindade (Deus que é um só, em três Pessoas - Pai, Filho e Espírito Santo), eis o segundo maior mistério de nossa fé.

Por isso que o nascimento do Senhor nunca é um fato isolado no conjunto de nossa fé: ela está numa essencial relação com a Páscoa (passagem da vida para a morte, e da morte para a ressurreição) do Senhor. Por isso que no tempo da Igreja, o Ano Litúrgico, a festa natalina é a solenidade mais importante depois da Páscoa. Isso é fácil de entender. Para que Jesus nasceu? Para nos salvar. E como nos salvou? Pelo sacrifício da cruz na sexta-feira santa. Logo, é a Páscoa o centro da liturgia, é a Semana Santa o momento cume da vida da Igreja, que relembra e revive os últimos momentos de Jesus e testemunha a sua vitória sobre a morte e a sua verdadeira e real Ressurreição entre nós.

No plano de Deus traçado antes mesmo do tempo ter um início, o Verbo de Deus, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, vem ao mundo, e assume a humanidade em seu corpo santo, e pelo poder do Espírito Santo nasce de uma virgem, numa noite fria de inverno, ao relento, deitado sobre uma manjedoura - que é o comedouro dos animais - dentro de uma estribaria (pois não permitiram sua entrada nas pousadas e nas casas, eram tão pobres que não tinham dinheiro para pagar algum quarto nas pousadas da pequena Belém, vizinha de Jerusalém, lugar de sua morte. Belém e Jerusalém partilham, assim, de um triste destino: são más anfitriãs na festa da vida de Deus no mundo.

O mundo também hoje parece tanto com Belém: tão abençoada, mas tão distraída; tão destruída pela falta de caridade, de acolher os pequeninos, os pobres famintos, sem teto, sem chão, sem pão, sem anel nos dedos, sem emprego, diplomas e títulos honorários. Tantos de nós ainda não compreendemos o preço de uma vida humana e, contraditoriamente, tentamos convencer a outros de que valemos muito, e somos melhores que qualquer um.

É por isso que hoje faz-se sumamente necessário reconhecer mais que um ser frágil, belo e amável naquele recém-nascido. Jesus não é só um bom homem, um homem santo, um herói, uma inspiração para boas ações humanas. Jesus Cristo, acima e antes de tudo é Deus. É nosso único e verdadeiro Deus, e pelo Natal, por sua Encarnação é homem verdadeiro: é o “Emanuel” é o Deus-conosco”, sofrendo as nossas dores e nos ensinando a sermos melhores seres humanos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem para o Dia Internacional da Mulher - Missa dos jovens 17h

Igreja Bom Jesus do Arraial
Grupo: Maria: Rainha dos Apóstolos


Dia Internacional da Mulher


Ser mulher...
É viver mil vezes em apenas uma vida
É lutar por causas perdidas e sempre sair vencedora.
É estar antes de ontem e depois do amanhã
É desconhecer a palavra recompensa
Apesar de seus atos.
Ser mulher...
É chorar de alegria e muitas vezes
Sorrir com tristeza.
É acreditar quando ninguém mais acredita.
É cancelar sonhos em prol de terceiros.
É esperar quando ninguém mais espera.

Ser mulher...
É estar em mil lugares de uma só vez.
É fazer mil papeis ao mesmo tempo.
É ser forte e fingir que frágil...
Para ter um carinho.
Parabéns mulher!
Não pelo oito de março;
Mas,
Por serem mulheres...
Fortes e Lutadoras,
Duras e fracas,
Mulheres de todas as raças,
Mulheres guerreiras,
Mulheres sem fronteiras,
Mulheres de beijo e abraço

Parabéns pelo dia 8 de março


Confira as fotos da entrega das tulipas feita pelo grupo jovem Maria: Rainha dos Apóstolos:

http://www.vibeflog.com/igrejadaharmonia

Andor de Nossa Senhora da Conceição

O blog Harmonia Extra traz em primeira mão para todos os internautas que acompanham o informativo através da internet, como foi os preparativos do andor com a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Com muita fé e amor, o cabelereiro e decorador Silvio com sua equipe, foi quem fez a decoração completa do andor. Este ano, em homenagem a França, o andor foi revestido por rosas vermelhas, azuis e brancas. Nos pés da imagem foi construída uma pequena cidade cenográfica que retrata o tema da Festa “Maria, Um Olhar Sobre a Cidade”.

Antes:   




















Depois:









Equipe que ajudou na Decoração do Andor de Nossa Senhora da Conceição

Entrega de novas fitas do Apostolado da Oração

Na primeira sexta feira do mês de julho, dia 01, tivemos a cerimônia da entrega das fitas às novas zeladas do Apostolado da Oração de nossa paróquia bem como a passagem de antigas zeladas para zeladoras.
Com o recebimento do manual e da patente as novas zeladas incorporam-se a um movimento centrado na devoção ao Sagrado Coração de Jesus. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus iniciou-se ao pé da cruz no momento em que o soldado com uma lança perfurou lhe o lado abrindo Seu coração. O 'Apostolado da Oração teve seu início na França em uma casa de estudos em Valsperto de Le Puy. Crescia nos estudantes de teologia e filosofia, presos em seus livros e temas escolares, o anseio de realizar algum apostolado direto nas paróquias junto ao povo. Inspirado pelo Espírito Santo Pe Francisco Xavier Gautrelet, jesuíta, no dia 3 de dezembro de 1844 lançou essa luminosa idéia: oferecer seus trabalhos e estudos, sacrifícios e alegrias, oferecendo tudo, em espírito apostólico, nascendo assim o Aposto…