Legião de Maria



Fundada em 1921, a Legião de Maria deseja fazer conhecer a todos os fiéis o lugar de Maria na história da Salvação. Para sabermos melhor como funciona este magnífico movimento da nossa Igreja, conversamos com a legionária Janete de Lima. O resultado desta entrevista você confere agora:





H.E.- Quem fundou a Legião de Maria, onde e em que ano?
Legionária Janete: Fundada em 21 de setembro de 1921pelo então vicentino Frank Duff, natural de Dublin, na Irlanda. Com um grupo de senhoras católicas e o padre Michael Toher, da arquidiocese de Dublin, fundou o primeiro praesidium da Legião de Maria. Desde esta data até a morte, orientou a legião mundial da Legião com heróiica dedicação e assistiu o Concílio Vaticano II como observador leigo.



H.E.- A Legião de Maria foi fundada para atender que tipo de necessidade da Igreja? E ainda, Como ele é organizado e como são chamados os seus membros?



Legionária Janete: Este movimento foi fundado para atingir aos ímpetos de profunda compreensão do papel da Santíssima Virgem no plano da redenção, bem como dos fiéis leigos na missão da Igreja.A Legião de Maria está, por isso, organizada à maneira de exército, principalmente do exercito da antiga Roma, cuja terminologia adotou , se em que as tropas e as armas legionárias não sejam deste mundo. Todos os seus membros são chamados de Legionários de Maria.


H.E.- Dona Janete, diga-nos o que é necessário para ser um legionário mariano?


Legionária Janete: Bem, a Legião de Maria está aberta a todos os católicos que: a) pratiquem fielmente a sua religião; b) estejam animados do desejo de exercer o seu apostolado na Igreja,como membros da Legião; e c) estejam resolvidos a cumprir todas as obrigações impostas aos membros organização. Convém observar que Monsenhor Montini, mais tarde papa Paulo VI, escrevendo em nome de Pio XII declarou que “este compromisso Legionário e Mariano tem fortalecido os legionários de todo o mundo na sua luta por Cristo,especialmente os que estão sofrendo perseguições pela fé”.


H.E.- Quando e por meio de quem este movimento chegou ao Brasil?


Legionária Janete: Este movimento chegou ao Brasil no ano de 1951 por meio de um grupo de legionários vindos diretamente de Dublin onde até hoje manemos todo o nosso contato através de envio de relatórios das atividades vivenciadas aqui no Brasil.


H.E.- Desde quando existe a Legião de Maria em nossa Paróquia Bom Jesus do Arraial?

Legionária Janete: Temos este movimento em nossa paróquia desde 1957.

H.E.- Que atividades são desenvolvidas atualmente por este movimento em nossa paróquia?

Legionária Janete: A Legião de Maria deve estar contida nas 24h do legionário. Aqui em nossa paróquia participamos de várias atividades como: pastoral da liturgia, ministros da comunhão eucarística, acolitando o pároco e levando a eucaristia para os doentes e idosos impossibilitados de chegarem até à paróquia. Na pastoral da saúde, fazemos visitas aos doentes nos lares e nos hospitais. Também participamos e incentivamos os novenários e procissões, como também na via-sacra de todos os anos e nas solenidades diversas das paróquias vizinhas.





H.E.- Em que dias e horários acontecem seus encontros ou reuniões?



Legionária Janete: Nas segundas-feiras, das 15h. às 16h30min. e nas terças-feiras das 19h30min, às 21h30min..

Comentários