Pular para o conteúdo principal

Legião de Maria



Fundada em 1921, a Legião de Maria deseja fazer conhecer a todos os fiéis o lugar de Maria na história da Salvação. Para sabermos melhor como funciona este magnífico movimento da nossa Igreja, conversamos com a legionária Janete de Lima. O resultado desta entrevista você confere agora:





H.E.- Quem fundou a Legião de Maria, onde e em que ano?
Legionária Janete: Fundada em 21 de setembro de 1921pelo então vicentino Frank Duff, natural de Dublin, na Irlanda. Com um grupo de senhoras católicas e o padre Michael Toher, da arquidiocese de Dublin, fundou o primeiro praesidium da Legião de Maria. Desde esta data até a morte, orientou a legião mundial da Legião com heróiica dedicação e assistiu o Concílio Vaticano II como observador leigo.



H.E.- A Legião de Maria foi fundada para atender que tipo de necessidade da Igreja? E ainda, Como ele é organizado e como são chamados os seus membros?



Legionária Janete: Este movimento foi fundado para atingir aos ímpetos de profunda compreensão do papel da Santíssima Virgem no plano da redenção, bem como dos fiéis leigos na missão da Igreja.A Legião de Maria está, por isso, organizada à maneira de exército, principalmente do exercito da antiga Roma, cuja terminologia adotou , se em que as tropas e as armas legionárias não sejam deste mundo. Todos os seus membros são chamados de Legionários de Maria.


H.E.- Dona Janete, diga-nos o que é necessário para ser um legionário mariano?


Legionária Janete: Bem, a Legião de Maria está aberta a todos os católicos que: a) pratiquem fielmente a sua religião; b) estejam animados do desejo de exercer o seu apostolado na Igreja,como membros da Legião; e c) estejam resolvidos a cumprir todas as obrigações impostas aos membros organização. Convém observar que Monsenhor Montini, mais tarde papa Paulo VI, escrevendo em nome de Pio XII declarou que “este compromisso Legionário e Mariano tem fortalecido os legionários de todo o mundo na sua luta por Cristo,especialmente os que estão sofrendo perseguições pela fé”.


H.E.- Quando e por meio de quem este movimento chegou ao Brasil?


Legionária Janete: Este movimento chegou ao Brasil no ano de 1951 por meio de um grupo de legionários vindos diretamente de Dublin onde até hoje manemos todo o nosso contato através de envio de relatórios das atividades vivenciadas aqui no Brasil.


H.E.- Desde quando existe a Legião de Maria em nossa Paróquia Bom Jesus do Arraial?

Legionária Janete: Temos este movimento em nossa paróquia desde 1957.

H.E.- Que atividades são desenvolvidas atualmente por este movimento em nossa paróquia?

Legionária Janete: A Legião de Maria deve estar contida nas 24h do legionário. Aqui em nossa paróquia participamos de várias atividades como: pastoral da liturgia, ministros da comunhão eucarística, acolitando o pároco e levando a eucaristia para os doentes e idosos impossibilitados de chegarem até à paróquia. Na pastoral da saúde, fazemos visitas aos doentes nos lares e nos hospitais. Também participamos e incentivamos os novenários e procissões, como também na via-sacra de todos os anos e nas solenidades diversas das paróquias vizinhas.





H.E.- Em que dias e horários acontecem seus encontros ou reuniões?



Legionária Janete: Nas segundas-feiras, das 15h. às 16h30min. e nas terças-feiras das 19h30min, às 21h30min..

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem para o Dia Internacional da Mulher - Missa dos jovens 17h

Igreja Bom Jesus do Arraial
Grupo: Maria: Rainha dos Apóstolos


Dia Internacional da Mulher


Ser mulher...
É viver mil vezes em apenas uma vida
É lutar por causas perdidas e sempre sair vencedora.
É estar antes de ontem e depois do amanhã
É desconhecer a palavra recompensa
Apesar de seus atos.
Ser mulher...
É chorar de alegria e muitas vezes
Sorrir com tristeza.
É acreditar quando ninguém mais acredita.
É cancelar sonhos em prol de terceiros.
É esperar quando ninguém mais espera.

Ser mulher...
É estar em mil lugares de uma só vez.
É fazer mil papeis ao mesmo tempo.
É ser forte e fingir que frágil...
Para ter um carinho.
Parabéns mulher!
Não pelo oito de março;
Mas,
Por serem mulheres...
Fortes e Lutadoras,
Duras e fracas,
Mulheres de todas as raças,
Mulheres guerreiras,
Mulheres sem fronteiras,
Mulheres de beijo e abraço

Parabéns pelo dia 8 de março


Confira as fotos da entrega das tulipas feita pelo grupo jovem Maria: Rainha dos Apóstolos:

http://www.vibeflog.com/igrejadaharmonia

Andor de Nossa Senhora da Conceição

O blog Harmonia Extra traz em primeira mão para todos os internautas que acompanham o informativo através da internet, como foi os preparativos do andor com a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Com muita fé e amor, o cabelereiro e decorador Silvio com sua equipe, foi quem fez a decoração completa do andor. Este ano, em homenagem a França, o andor foi revestido por rosas vermelhas, azuis e brancas. Nos pés da imagem foi construída uma pequena cidade cenográfica que retrata o tema da Festa “Maria, Um Olhar Sobre a Cidade”.

Antes:   




















Depois:









Equipe que ajudou na Decoração do Andor de Nossa Senhora da Conceição

Entrega de novas fitas do Apostolado da Oração

Na primeira sexta feira do mês de julho, dia 01, tivemos a cerimônia da entrega das fitas às novas zeladas do Apostolado da Oração de nossa paróquia bem como a passagem de antigas zeladas para zeladoras.
Com o recebimento do manual e da patente as novas zeladas incorporam-se a um movimento centrado na devoção ao Sagrado Coração de Jesus. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus iniciou-se ao pé da cruz no momento em que o soldado com uma lança perfurou lhe o lado abrindo Seu coração. O 'Apostolado da Oração teve seu início na França em uma casa de estudos em Valsperto de Le Puy. Crescia nos estudantes de teologia e filosofia, presos em seus livros e temas escolares, o anseio de realizar algum apostolado direto nas paróquias junto ao povo. Inspirado pelo Espírito Santo Pe Francisco Xavier Gautrelet, jesuíta, no dia 3 de dezembro de 1844 lançou essa luminosa idéia: oferecer seus trabalhos e estudos, sacrifícios e alegrias, oferecendo tudo, em espírito apostólico, nascendo assim o Aposto…