A campanha da fraternidade CNBB 2009 - Fraternidade e segurança pública

Nesta quaresma, a CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, propõe a discussão para a sociedade e a Igreja sobre um tema de grande atualidade e necessidade para todos: a segurança pública. Com o lema ‘A fraternidade é fruto da justiça’, a campanha da fraternidade/2009, deseja fazer refletir sobre pontos relevantes considerando prioritariamente a dimensão social da existência humana, procurando entender os tipos e as causas para tantos conflitos.

Seguindo o método VER, JULGAR E AGIR, o texto-base da CF/2009, avança na discussão desta temática abordando corajosamente questões como violência, corrupção e injustiça social, debatendo assuntos como o universo das drogas, o tráfico de seres humanos e violência sexual e no mundo do trabalho, chamando a tenção de todos, no entanto, para os sinais de esperança por meio de ações solidárias e sócio-transformadoras através da mobilização social e também da ação pastoral da Igreja. Na iluminação bíblica, a CNBB aborda o profetismo cristão diante dos casos de violência; nesse sentido o texto-base cita, como exemplo, a atuação de são Paulo Apóstolo através do trabalho missionário e da reflexão sobre o mistério de Cristo (pág. 82), e dá-nos alguns fundamentos cristológicos, como os mistérios pascal e eucarístico fundamentais para a missão da Igreja e a promoção de uma paz contextualizada e positiva, capaz de inspirar o poder como serviço e não como forma de dominação.

Assim, por meio desta nova e atual campanha, a Igreja nos chama a todos para assumirmos um compromisso na luta contra as causas e os fatores da insegurança que se instalou em nossa sociedade e que muitas vezes se apresentam mais próximas da nossa realidade do que supúnhamos. Espera-se de todos e da cada um, sobretudo, o agir solidário para com as vítimas da violência.

Comentários