Campanha será lançada em Aparecida

Este ano, a Campanha da Fraternidade aborda o tema “Fraternidade e Segurança Pública” e o lema “A Paz é Fruto da Justiça"


Da Redação do Jornal do Comercio (PE)


A abertura oficial da Campanha da Fraternidade (CF) 2009 será realizada este ano no Santuário de Aparecida, em Aparecida (SP), com missa na Quarta-Feira de Cinzas presidida pelo arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis e concelebrada pelo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa. A celebração será transmitida ao vivo, a partir das 9h, pelas televisões católicas (TV Aparecida, Rede Vida e TV Século XXI). Depois, o secretário-geral da CNBB e o arcebispo de Aparecida concederão entrevista coletiva à imprensa, durante a qual divulgarão a mensagem do papa Bento XVI sobre a campanha.
Solicitado pela Pastoral Carcerária e pela Pastoral da Criança, com o apoio das demais pastorais e movimentos da Igreja, o tema segurança pública foi aprovado pelo Conselho Permanente da CNBB há dois anos. O objetivo é aprofundar o debate sobre a segurança pública na sociedade e sobre as causas da violência e da cultura do medo.

Realizada desde a década de 60, a Campanha da Fraternidade é uma atividade ampla de evangelização desenvolvida pela Igreja católica no período da Quaresma. A cada ano um tema diferente é abordado, com os objetivos de despertar o espírito comunitário e cristão no povo, educar para a vida em fraternidade e renovar a consciência da responsabilidade de todos os fiéis pela ação da Igreja na evangelização.

A CNBB pretende, com a Campanha, debater a segurança pública, com a finalidade de colaborar na criação de condições para que o Evangelho seja mais bem vivido em nossa sociedade por meio da promoção de uma cultura de paz, fundamentada na justiça social.

Comentários