Pular para o conteúdo principal

A importância da voz em nossas vidas


Este mês, o Jornal Harmonia Extra, convidou a integrante do grupo jovem da paróquia Bom Jesus do Arraial, Vanessa Silva, que está terminando o curso de Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco para nos falar um pouco sobre a importância da nossa voz e os cuidados para mantê-la saudável no dia-a-dia.

Podemos concluir que a voz é um instrumento muito valioso, pois é por meio dela que expressamos sons, emoções, fala e o canto. Uma boa qualidade vocal, e os cuidados com a voz são imprescindíveis.

Segundo a estudante, a voz merece muitos cuidados, atualmente os profissionais da voz configuram o público que mais procuram atendimento fonoaudiológico. São cantores, professores, vendedores, operadores de telemarketing, padres, entre outros. De maneira geral, todos aqueles que utilizam a voz constantemente precisam adotar medidas preventivas, para que se evite o que chamamos de disfônia – alteração na qualidade vocal. E você, cuida da sua voz? A manutenção da saúde vocal pode ser efetivada através da diminuição ou extinção de alguns hábitos inadequados que influenciam negativamente a função vocal, além da apropriação de novos hábitos de comportamento vocal:

Hidratação: é recomendado que se tome, em média, 2 litros de água por dia. Durante o uso excessivo da voz, procure levar consigo uma garrafinha com água fresca. Tome goles de água durante a atividade vocal;

Alimentação: Procure, pelo menos antes do uso da voz, alimentar-se com comidas leves. Evite: comidas e molhos “pesados”, altamente temperados. Leite e derivados tendem a espessar a saliva, o que desencadeia pigarros. Pastilhas e “Sprays” geram um efeito anestésico no aparelho fonador, fazendo com que você, inconscientemente, esforçe-o mais do que o normal para a produção vocal. Espere um tempo para a atividade digestiva.

Abusos vocias: conscientize-se de sua intensidade vocal: procure não falar alto, não gritar, evitar falar em ambientes altamente ruidosos. Respeite os seus limites vocais. Pigarros e tosses também constituem abusos vocais, pois geram um forte choque entre as pregas vocais.

Repouso vocal: procure realizar pequenos intervalos para repouso vocal. Sua voz também precisa de descanso. O período do sono constitui-se como um valioso tempo para repouso vocal, o qual deve durar, no mínimo, 7 horas.

Hábitos inadequados: O tabagismo e o etilismo constituem-se agressores à voz; alimentos excessivamente gelados geram choque térmico no aparelho fonador e, conseqüentemente, podem desencadear edema das pregas vocais; procure evitá-los antes da atividade vocal excessiva.


Por: Cláudio Rocha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem para o Dia Internacional da Mulher - Missa dos jovens 17h

Igreja Bom Jesus do Arraial
Grupo: Maria: Rainha dos Apóstolos


Dia Internacional da Mulher


Ser mulher...
É viver mil vezes em apenas uma vida
É lutar por causas perdidas e sempre sair vencedora.
É estar antes de ontem e depois do amanhã
É desconhecer a palavra recompensa
Apesar de seus atos.
Ser mulher...
É chorar de alegria e muitas vezes
Sorrir com tristeza.
É acreditar quando ninguém mais acredita.
É cancelar sonhos em prol de terceiros.
É esperar quando ninguém mais espera.

Ser mulher...
É estar em mil lugares de uma só vez.
É fazer mil papeis ao mesmo tempo.
É ser forte e fingir que frágil...
Para ter um carinho.
Parabéns mulher!
Não pelo oito de março;
Mas,
Por serem mulheres...
Fortes e Lutadoras,
Duras e fracas,
Mulheres de todas as raças,
Mulheres guerreiras,
Mulheres sem fronteiras,
Mulheres de beijo e abraço

Parabéns pelo dia 8 de março


Confira as fotos da entrega das tulipas feita pelo grupo jovem Maria: Rainha dos Apóstolos:

http://www.vibeflog.com/igrejadaharmonia

Andor de Nossa Senhora da Conceição

O blog Harmonia Extra traz em primeira mão para todos os internautas que acompanham o informativo através da internet, como foi os preparativos do andor com a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Com muita fé e amor, o cabelereiro e decorador Silvio com sua equipe, foi quem fez a decoração completa do andor. Este ano, em homenagem a França, o andor foi revestido por rosas vermelhas, azuis e brancas. Nos pés da imagem foi construída uma pequena cidade cenográfica que retrata o tema da Festa “Maria, Um Olhar Sobre a Cidade”.

Antes:   




















Depois:









Equipe que ajudou na Decoração do Andor de Nossa Senhora da Conceição

Entrega de novas fitas do Apostolado da Oração

Na primeira sexta feira do mês de julho, dia 01, tivemos a cerimônia da entrega das fitas às novas zeladas do Apostolado da Oração de nossa paróquia bem como a passagem de antigas zeladas para zeladoras.
Com o recebimento do manual e da patente as novas zeladas incorporam-se a um movimento centrado na devoção ao Sagrado Coração de Jesus. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus iniciou-se ao pé da cruz no momento em que o soldado com uma lança perfurou lhe o lado abrindo Seu coração. O 'Apostolado da Oração teve seu início na França em uma casa de estudos em Valsperto de Le Puy. Crescia nos estudantes de teologia e filosofia, presos em seus livros e temas escolares, o anseio de realizar algum apostolado direto nas paróquias junto ao povo. Inspirado pelo Espírito Santo Pe Francisco Xavier Gautrelet, jesuíta, no dia 3 de dezembro de 1844 lançou essa luminosa idéia: oferecer seus trabalhos e estudos, sacrifícios e alegrias, oferecendo tudo, em espírito apostólico, nascendo assim o Aposto…