A m i s s ã o h a r m o n i a e x t r a

Em apenas nove edições, o informativo paroquial HARMONIA EXTRA, já pôde contar com a colaboração fraterna e alegre de vários movimentos da nossa paróquia. Cremos que este é o maior sinal de que estamos fazendo a vontade de DEUS.



Equipe:
Anselmo Cabral

Flávio Brito

Cláudio Rocha




Por que um informativo na paróquia?

Em nossa paróquia existem vários movimentos formados por pessoas comprometidas há muitos anos e desenvolvendo belas e importantes iniciativas religiosas e sociais que precisam ser divulgadas. O informativo é um instrumento de testemunho das múltiplas formas como o Evangelho pode ser praticado na Igreja através do empenho pessoal e comunitário. Além disso, procura-se veicular outros textos de conteúdo religioso, como trechos do Catecismo de Igreja Católica e outros documentos e livros da Igreja.


Como as pessoas da paróquia receberam o informativo?

A grande felicidade da equipe que produz o Harmonia Extra é justamente poder perceber que nossos irmãos paroquianos não são apenas leitores do informativo, mas verdadeiros colaboradores, pois recebemos sugestões, elogios, orações e comentários. É muito gratificante percebermos que os membros dos diversos movimentos que já foram apresentados nas edições do informativo, sempre se colocaram muito disponíveis em colaborar nos oferecendo informações e entrevistas. O Harmonia Extra é, de fato, bem recebido pelas pessoas da paróquia e podemos perceber isso pelo espírito de parceria e de reciprocidade no diálogo que se estabelece por meio de um instrumento de comunicação.


Como surgiu o blog Harmonia Extra e qual sua importância?


O informativo impresso em si já é uma forma de documentar a informação. Algo que foi dito ou anunciado de maneira verbal, ao microfone, quando se torna uma informação impressa pode alcançar um número maior de pessoas, ampliando as possibilidades de pregação da Igreja. No formato impresso o informativo também pode até servir como memória da vida paroquial daqui há alguns anos. Agora, simultaneamente ao informativo impresso, o blog é disponibilizado na internet, pois pode ser acessado em qualquer lugar e a qualquer momento desde que a pessoa esteja conectada. Com este recurso virtual, há possibilidade de atualizar as informações de texto e imagem de forma mais rápida e ampla, sem falar que precisamos sempre nos utilizar dos meios mais modernos para anunciar o Evangelho. No blog não se encontram as mesmas coisas que estão no material impresso, a dinâmica é mais leve, mais imagética, o que torna a informação mais rápida, mais acessível e menos onerosa.


Como acontece a dinâmica de produção dos informativos impresso e virtual ?

Cremos que o mais importante é que vamos desenvolvendo o trabalho com a alegria de estamos procurando contribuir de alguma maneira na divulgação das atividades dos movimentos da paróquia. As dificuldades existem, pois a comunicação social exige esforço de equipe muito maior para garantir uma qualidade mínima do resultado final. Também não se dispõe de muito recurso material e o tempo é sempre muito exíguo para realizarmos os projetos que temos em mente para fazer avançar uma boa pastoral da comunicação na paróquia. Mas acreditamos em Deus e sabemos que em apenas 9 edições nós demos apenas os primeiros passos. Damos o nosso melhor e nos colocamos nas mãos do Senhor.


Por que a publicação da oração pelo informativo em várias edições?

Maria é a primeira cristã e a primeira evangelizadora. Ela deu Jesus ao mundo, e sempre acompanha e fortalece todas as iniciativas de evangelização.

Comentários