segunda-feira, 25 de maio de 2009

Cobertura completa sobre as celebrações da Semana Santa na Harmonia

Por: Anselmo Cabral e Cláudio Rocha

A primeira semana santa de nossa paróquia sob a administração do padre Josivan Sales acompanhou o ritmo das atividades realizadas por padre Lenine, sempre acompanhada de muita fé, emoção e grande participação dos fiéis. Na quinta-feira foi celebrada a missa do lava-pés. Neste ano representaram os apóstolos os membros do grupo de jovens Anjos de Maria. A celebração teve início após acolhimento realizado por padre Josivan de todos os que desejaram se confessar. Ao final da missa, e após o translado do Santíssimo Sacramento, o padre lembrou a todos que no dia seguinte, sexta-feira santa, seria dia de jejum para pessoas dos 14 aos 61 anos e de abstinência de carne para pessoas de todas as idades. Ainda na quinta-feira a adoração se seguiu até às 20horas.

A sexta-feira da paixão se iniciou bem cedinho com a via sacra pelas ruas do bairro, e este ano teve sua saída a partir do Colégio Santa Catarina, seguindo as demais estações que aconteceram nas moradias dos paroquianos além de outros locais significativos como o Hospital Agamenon Magalhães, a Casa de Repouso geriátrico São Francisco e o Sítio da Trindade. Além da significativa e extensiva presença dos paroquianos, que começaram a via sacra às seis da manhã, compareceram ainda vários membros das congregações das irmãs dos pobres de Sana Catarina de Sena e das filhas de Maria Auxiliadora.

Ainda na sexta feira, a partir das três da tarde foi realizada no templo da paróquia a celebração da Paixão e morte do Senhor, quando as leituras foram solenemente cantadas por Robson e Flávio Brito. Durante a leitura do Evangelho, padre Josivan teve o auxílio das irmãs salesianas. Em seguida à adoração da cruz, os Arautos do Evangelho e paroquianos conduziram a imagem do Senhor morto pelo entorno da igreja que ficou aberta, neste dia, até ás 18horas.

A missa do sábado de Aleluia foi brilhantemente preparada e celebrada pelo sacerdote bem como pela magnífica equipe de liturgia que se formou para celebrar a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Todos os salmos receberam tratamento especial sendo belamente cantados por diversos membros da paróquia, além das leituras e dos hinos de louvor a Cristo por ocasião de sua vitória sobre a morte. A celebração de Aleluia começou às 19horas e se estendeu até as 21horas, quando o sacerdote fez questão de saldar pessoalmente os fiéis que ainda estivessem no templo. Toda a comunidade da Paróquia finalizou as atividades relativas à semana santa com o sentimento de ter renovado sua fé, mediante as orações e o compromisso de oferecer o sempre o seu melhor para a liturgia e a vida comunitária.

Fotos da Semana Santa - http://www.vibeflog.com/igrejadaharmonia

Nenhum comentário: