Quem é São João?


São João foi filho de Zacarias e Isabel. Assim como Jesus, seu nascimento também foi anunciado pelo arcanjo Gabriel e se deu de forma miraculosa quando seus pais já eram de idade avançada. O evangelista Lucas conta que quando Isabel ouviu a voz de Maria “o menino estremeceu no seu ventre”. João era parente de Jesus e, assim como O Mestre, ele também teve uma importante missão: ser uma voz que clamava no deserto, preparando os caminhos do Senhor.

São João foi chamado ‘Batista’, pois antes de Jesus iniciar seu ministério, João batizava com água no rio Jordão e anunciava que o que viria depois dele batizaria com o Espírito Santo. Jesus pediu para ser batizado por João para que se cumprisse a justiça e foi no momento em que são João batizava Nosso Senhor que o céu se abriu e se ouviram as palavras: “Eis o meu Filho amado, escutem o que ele diz”. Depois desse fato, foi ainda João quem afirmou a conhecida frase: “Eis o cordeiro de Deus, eis o que tira o pecado do mundo!”.

São João viveu no deserto e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre e se vestia com peles de animais. Ele morreu degolado na prisão, pois denunciou os crimes do rei Herodes. Amigo(a), sua bíblia está repleta das histórias desses corajosos amigos de Jesus. Leia-a! E viva são João! Aproveite a pamonha e as quadrilhas. Dê seu testemunho cristão nessa linda festa!

Por: Anselmo Cabral

Comentários