quarta-feira, 29 de julho de 2009

Especial - Coral do Bom Jesus

O coral da paróquia Bom Jesus do Arraial, foi criado pelo padre Josivan Sales que tinha um desejo de criar um grupo de canto onde todos os interessados pudessem levar o evangelho através da música e animar as celebrações dominicais.

A idéia inicial seria juntar 15 pessoas para iniciar as aulas de canto, ministrada por um professor especializado na atividade. Mas foi um sucesso entre os paroquianos e mais de 30 pessoas participam das aulas com o professor Albérico José.

O regente do coral, Albérico José da Silva têm um currículo grandioso, formado no curso de música no C.C.M.R (Centro de Criatividade Musical do Recife) e no curso de Regência Coral com o Dr. Marcos Sulio Sergil (SP). É professor de violão popular, flauta doce, baixo elétrico, teclado para iniciante.

Albérico já participou de vários projetos como: o Coral de mil vozes no Recife e orquestra sinfônica do Recife, Crianças cantam o Natal, Escola Aberta, Estação Futuro e centro da juventude do Estado. Atualmente, está à frente do coral da “paróquia do Espinheiro” e agora com a de nossa Matriz o “Bom Jesus do Arraial”, além de baixista de uma das orquestras mais conhecidas de Pernambuco, a Orquestra da Bomba do Hemetério.

A primeira aula foi para quebrar a timidez e saber os timbres que os membros se encaixavam. Existem vários tipos de sons, nos homens o Baixo, refere-se à voz grave, o Barítono é a voz média e o Tenor a voz aguda masculina. Nas mulheres, a voz grave é o Contralto, a voz média é o Meio-soprano ou Mezzo-soprano e a aguda é o Soprano.

Os alunos reúnem-se todas as terças e quintas-feiras após a missa no salão de São Jorge e são conduzidos pelo regente a “soltar a voz” com uma grande empolgação. Os próprios participantes escolhem alguns cânticos, onde são selecionadas pelo maestro e pelo padre.

No mês passado, no dia 11 de junho aconteceu a primeira apresentação do coral, na celebração de Corpus Christi. A música escolhida foi o “Cântico Seqüência” e foi cantada com muita emoção e comprometimento.

“Depois de tantos ensaios que muitas vezes sentíamos dificuldades em acertar as vozes, mas, isso não foi o empecilho. Mostramos, portanto a nossa alegria em fazer a bonita apresentação do coral”, afirmaram com alegria as postulantes Salesianas após a apresentação.

“Para nós postulantes está saindo uma experiência muito boa participarmos do coral da paróquia, pois percebemos o quanto o canto expressa a alegria de um coração que se entusiasma pelo louvor ao Senhor da vida” – Depoimento das irmãs Salesianas Claudiane, Elielma e Rita.


Venha participar!

Ensaios: O Coral se reúne no Salão da Paróquia para os ensaios, todas as terças e quintas após a missa.

Nenhum comentário: