terça-feira, 18 de agosto de 2009

Catequese e vida da Igreja

O Catecismo da Igreja Católica e seu compêndio

Texto produzido a partir de informações próprias das apresentações dos dois documentos escritos pelos santos padres João Paulo II e Bento XVI


O Catecismo da Igreja Católica, preparado por um Conselho composto por membros de diversos dicastérios da Sé apostólica presidido pelo então cardeal Joseph Ratzinger, atual papa Bento XVI, foi aprovado e publicado pelo papa João Paulo II em 1996 .

Este documento apresentou-se á Igreja como uma exposição genuína e sistemática da fé e da doutrina católica, apresentando o anúncio cristão por meio de um texto plenamente seguro a todas as pessoas do tempo presente. Segundo o papa João Paulo II, "os professores de catequese terão neste volume uma ajuda sólida com a qual poderão comunicar, na Igreja local, o único e perpétuo depósito da fé, procurando conjugar, com o auxílio do Espírito Santo a admirável unidade do mistério cristão com as múltiplas necessidades e condições de vida daqueles aos quais é destinado o anúncio”. Ainda segundo João Paulo II, o texto do catecismo é uma exposição da fé da Igreja e da doutrina católica testemunhadas ou iluminadas pela Sagrada Escritura, pela Tradição Apostólica e pelo Magistério da Igreja.


O objetivo do Catecismo é apresentar uma exposição orgânica e sintética dos conteúdos essenciais e fundamentais da doutrina católica tanto sobre a fé como sobre a moral , à luz do Concílio Vaticano II e o conjunto da tradição da Igreja. O Catecismo é destinado principalmente aos responsáveis pela catequese, em primeiro lugar aos Bispos e por meio dos Bispos ele se destina aos redatores de catecismos, aos presbíteros e aos catequistas e útil para a leitura de todos os fiéis cristãos.



Em suma o Catecismo está dividido em quatro partes: 1. A profissão da fé: expondo aos que professam a fé cristã em que consiste a Revelação por meio da qual Deus se dirige e se doa aos homens e mulheres; 2. Os sacramentos da fé: Expõe como a Salvação de Deus se realiza de uma vez por todas em Cristo e seu Espírito Santo tornando-se presentes nas ações sagradas da liturgia da Igreja.; 3. A vida da fé: Apresenta o fim último do homem criado à imagem de Deus: a bem- aventurança e os caminhos para chegar a ela, mediante um agir reto e livre com a ajuda da fé e da graça de Deus, e 4. A oração da vida da fé: trata do sentido e da importância da oração na vida dos crentes.

O compêndio aprovado e apresentado á Igreja no ano de 2005 pelo papa Bento XVI, é uma síntese fiel e segura do catecismo da Igreja Católica, contém de forma concisa todos os elementos essenciais e fundamentais da fé da Igreja, é uma espécie de vademecum que dá a possibilidade de as pessoas crentes e não crentes de abarcarem numa visão de conjunto, o panorama inteiro da fé católica. Pela sua brevidade, clareza e integridade dirige-se a cada pessoa que, vivendo num mundo dispersivo e de mensagens múltiplas, deseja conhecer o Caminho da Vida, a Verdade confiada por Deus à Igreja do seu Filho. O gênero dialógico (com que é organizado, em perguntas e respostas) ajuda também a abreviar notavelmente o texto reduzindo-o ao essencial.

Nenhum comentário: