Pular para o conteúdo principal

Entrevista com Anselomo Cabral - Membro da Pascom Harmonia Extra


Participou do Primeiro Encontro Nacional dos Cooperadores Paulinos para o Evangelhoe nos fala sobre a importância deste encontro para a pastoral da comunicação...


HE- Anselmo, quem são os Cooperadores Paulinos para o Evangelho?

Anselmo– Todos nós conhecemos e, de algum modo, direto ou indireto, já tomamos contato com o apostolado da família paulina, composta pelos padres, irmãos e irmãs paulinas (que produzem edições católicas e outras mídias de evangelização) e também pelas Discípulas do Divino Mestre que exercem na Igreja o apostolado litúrgico. Os Cooperadores Paulinos fazem parte de uma associação de pessoas fiéis leigas que querem cooperar para que a missão da família paulina possa chegar a um número cada vez maior de pessoas, por acreditarem que este apostolado da comunicação é capaz de fazer Jesus Cristo mais conhecido, seguido e amado.

HE- Onde aconteceu, quem foram as pessoas que participaram e o que foi comunicado neste Primeiro Encontro dos Cooperadores Paulinos para o Evangelho?

Anselmo- O encontro aconteceu na Casa de Oração das Irmãs Paulinas, em São Paulo entre os dias 10 e 12 de outubro de 2009. Estiveram presentes mais de noventa pessoas de todas as regiões do Brasil. Nestes dias as irmãs ministram palestras sobre o carisma e a espiritualidade da Família Paulina, deixando claro que é a oração e a consagração a Jesus Cristo Mestre, Caminho, Verdade e Vida quem sustenta e dá vida e sentido ao apostolado das edições. Ainda tivemos momentos de retiro, de convivência fraterna e um importante momento de visita ao parque gráfico da editora paulinas onde são produzidos os livros que podemos encontrar nas livrarias das irmãs.

HE- Qual a importância de sua participação neste encontro para seu trabalho na Pastoral da Comunicação em nossa paróquia?

Anselmo- As irmãs paulinas têm o que nós podemos chamar de know-how, ou seja, sua congregação tem 90 anos de experiência em comunicação cristã de excelente qualidade reconhecida por todos, católicos e não-católicos. Nós estamos apenas iniciando uma pastoral da comunicação em nossa paróquia que já se inicia com vocação para o serviço, a fraternidade e o crescimento. Estar presente neste encontro, para nós, significa um momento de grande significado: humildade para aprendermos comunicação católica com pessoas que sabem fazê-la e sabedoria para dar início à nossa pastoral sob a bênção e o apoio de são Paulo, o apóstolo que soube fazer comunicação cristã com os meios de que dispunha em seu tempo e em seu mundo. Hoje, assim como a família paulina, nós da Pastoral da Comunicação Harmonia Extra também queremos evangelizar e animar a comunidade, seguindo o exemplo de são Paulo Apóstolo.

HE- Qual o resultado concreto de sua participação no Primeiro Encontro dos Cooperadores Paulinos para o Evangelho?

Anselmo- Estar em contato com pessoas que lidam com comunicação pastoral nas mais diferentes realidades do país já é uma experiência enriquecedora, conhecer a espiritualidade paulina em comunhão com estes evangelizadores leigos de todo o Brasil é um outro importante diferencial para quem sabe que não pode confiar nas próprias forças para fazer um trabalho que é todo de Deus. E ainda mais: Observar o modo de fazer as coisas das irmãs, com seriedade, competência, profissionalismo, espiritualidade, humanismo e tamanha simpatia nos faz entender o quanto devemos estar atentos para os constantes e sempre necessários aprendizados e esforços para fazer avançar a nossa missão de anunciar Jesus Cristo no contexto paroquial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Andor de Nossa Senhora da Conceição

O blog Harmonia Extra traz em primeira mão para todos os internautas que acompanham o informativo através da internet, como foi os preparativos do andor com a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Com muita fé e amor, o cabelereiro e decorador Silvio com sua equipe, foi quem fez a decoração completa do andor. Este ano, em homenagem a França, o andor foi revestido por rosas vermelhas, azuis e brancas. Nos pés da imagem foi construída uma pequena cidade cenográfica que retrata o tema da Festa “Maria, Um Olhar Sobre a Cidade”.

Antes:   




















Depois:









Equipe que ajudou na Decoração do Andor de Nossa Senhora da Conceição

Mensagem para o Dia Internacional da Mulher - Missa dos jovens 17h

Igreja Bom Jesus do Arraial
Grupo: Maria: Rainha dos Apóstolos


Dia Internacional da Mulher


Ser mulher...
É viver mil vezes em apenas uma vida
É lutar por causas perdidas e sempre sair vencedora.
É estar antes de ontem e depois do amanhã
É desconhecer a palavra recompensa
Apesar de seus atos.
Ser mulher...
É chorar de alegria e muitas vezes
Sorrir com tristeza.
É acreditar quando ninguém mais acredita.
É cancelar sonhos em prol de terceiros.
É esperar quando ninguém mais espera.

Ser mulher...
É estar em mil lugares de uma só vez.
É fazer mil papeis ao mesmo tempo.
É ser forte e fingir que frágil...
Para ter um carinho.
Parabéns mulher!
Não pelo oito de março;
Mas,
Por serem mulheres...
Fortes e Lutadoras,
Duras e fracas,
Mulheres de todas as raças,
Mulheres guerreiras,
Mulheres sem fronteiras,
Mulheres de beijo e abraço

Parabéns pelo dia 8 de março


Confira as fotos da entrega das tulipas feita pelo grupo jovem Maria: Rainha dos Apóstolos:

http://www.vibeflog.com/igrejadaharmonia

Entrega de novas fitas do Apostolado da Oração

Na primeira sexta feira do mês de julho, dia 01, tivemos a cerimônia da entrega das fitas às novas zeladas do Apostolado da Oração de nossa paróquia bem como a passagem de antigas zeladas para zeladoras.
Com o recebimento do manual e da patente as novas zeladas incorporam-se a um movimento centrado na devoção ao Sagrado Coração de Jesus. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus iniciou-se ao pé da cruz no momento em que o soldado com uma lança perfurou lhe o lado abrindo Seu coração. O 'Apostolado da Oração teve seu início na França em uma casa de estudos em Valsperto de Le Puy. Crescia nos estudantes de teologia e filosofia, presos em seus livros e temas escolares, o anseio de realizar algum apostolado direto nas paróquias junto ao povo. Inspirado pelo Espírito Santo Pe Francisco Xavier Gautrelet, jesuíta, no dia 3 de dezembro de 1844 lançou essa luminosa idéia: oferecer seus trabalhos e estudos, sacrifícios e alegrias, oferecendo tudo, em espírito apostólico, nascendo assim o Aposto…