Entrevista com Dom Fernando Saburido



Nomeado arcebispo de Olinda e Recife pelo Papa Bento XVI, Dom Fernando Saburido, em visita à nossa paróquia concedeu entrevista ao HARMONIA EXTRA  e, entre outros temas, falou sobre Comunicação e Catequese.

Confira!

HE- Em sua opinião, qual a importância do Ano Catequético Nacional lançado pela CNBB entre julho de 2008 e junho deste ano?

Dom Fernando - Foi um ano bastante proveitoso para todo o país porque a igreja está investindo muito depois do diretório nacional da catequese, na catequese de adultos, toda catequese está preocupada com a igreja porque na verdade nós batizamos as pessoas que não são suficientemente evangelizadas.


HE- Existe alguma consonância entre o Ano Catequético e o Ano Sacerdotal proclamado pelo Papa Bento, que está sendo vivenciado neste mesmo período?

Dom Fernando - Não estão relacionados diretamente.  O Ano Sacerdotal foi pensado por conta dos 150 anos da morte de São João de Maria Vianney, que é o patrono dos párocos, com a proposta que foi bastante oportuna estamos ainda no ano sacerdotal e vai terminar somente em junho de 2010 e o Ano Sacerdotal tem como motivação levar o sacerdote a pensar seriamente na missão sacerdotal, no mistério que anima a Igreja e convida a assumir uma proposta de unidade, fraternidade e compromisso com a missão e a fé.

HE- Em nossa paróquia estamos iniciando uma pastoral da comunicação. A PASCOM pode ser útil à catequese? Como?


Dom Fernando - A PASCOM tem uma importância muito grande. A Igreja tem investido muito na comunicação da evangelização e é muito necessário não somente no âmbito arquidiocesano, mas no âmbito paroquial, que haja uma pascom bem desenvolvida, bem participativa, para que possamos utilizar os meios de comunicação (rádio, televisão, internet, jornal) tudo à serviço da comunicação e da evangelização. Eu até parabenizo a paróquia por essa iniciativa que é muito importante e que vocês possam, com a comunicação, ajudar realmente o padre nessa divulgação do evangelho.

HE- Qual a sua mensagem às pessoas que desejam conhecer e seguir melhor a Cristo?

Dom Fernando - Nós estamos no tempo do Advento. É o tempo de conversão e de compromisso com a fé e isso é bom para celebrar o Natal de Jesus (um procedimento da Igreja) é uma festa muito importante que nos recorda a encarnação de Jesus Cristo. É preciso que haja compromisso de nossa parte com o verbo encarnado para que possamos transmitir ao mundo essa mensagem de fé e esperança do Deus que se faz homem e vem para o meio de nós para selar um compromisso com os pobres. Que a Paróquia da Harmonia viva essa experiência do evangelho e que tenha uma atenção muito particular com os carentes que vivem aqui no mundo com tantos problemas, como o vício das drogas que me preocupa tanto, uma situação que dá uma atenção especial aos jovens que estão envolvidos. Uma experiência prática do Advento e preparação para o Natal.


Confira o Vídeo no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=Vc-2moms_6c

Comentários