Férias: Tempo de investir em cultura

Anselmo Cabral

Enfim, férias! Janeiro chega trazendo para muita gente o merecido tempo de distensão e de relaxamento. Um intervalo maravilhoso e merecido para dias de praia, de campo, ou de descobrir o que se pode fazer de legal na cidade mesmo.

As férias também nos trazem a possibilidade de contemplarmos muitas belezas que, depois, na agitação do cotidiano, muitas vezes não temos tempo para aproveitar. Por isso é importante planejar bem o que fazer e aonde ir neste período: escolher bem os lugares, as paisagens e as companhias para desfrutar da melhor forma possível, com segurança e proveito do nosso lazer. Se você não vai viajar, que tal passear no horto zoobotânico ou ir dar uma olhadinha na orquestra tocando no parque?

Outra coisa que é importante: escolhermos bem o alimento: evitar excessos é fundamental, convém alimentar bem ao corpo e à alma. Da mesma forma como precisamos ingerir frutas, verduras e muita água, também nossa alma pode se beneficiar deste tempo de férias, recebendo cultura de boa qualidade. Em janeiro, aparecem excelentes espetáculos de teatro que vale a pena assistir; se selecionarmos bem, também na tv e nas locadoras há excelentes filmes que podem nos divertir com enredos inteligentes e bem desenvolvidos (muitas vezes descobrimos pérolas nas férias, quando estamos com mais tempo para sair garimpando); ouvir música também é uma forma maravilhosa de distrair com grande proveito, mas ainda um bom livro, uma boa revista, quem sabe fazer alguma coisa diferente, que você geralmente não faz, como ir para a cozinha ou lavar o carro, somente por ser algo diferente já pode ser divertido, se realizado com segurança.


Aproveite suas férias. Você não precisa gastar muito dinheiro pra ser feliz, basta ficar atento(a). Divirta-se com juízo e poderá, depois, voltar ao trabalho e aos estudos, verdadeiramente revigorado.

Comentários