Arquidiocese de Olinda e Recife e Paulinas/Recife promovem grande seminário para fortalecer a Pascom em nível arquidiocesano


Entre os dias 23 e 24 de abril a Arquidiocese de Olinda e Recife em parceria com as irmãs Paulinas promoveram o Seminário de Comunicação para animar, dar formação e espiritualidade aos diversos representantes paroquiais da pastoral da comunicação presentes ao evento. O objetivo maior do Seminário foi dar seguimento às coordenadas traçadas para o setor de comunicação, durante a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral realizada em fevereiro deste ano.
    
Na noite do dia 23, logo após a apresentação dos Ritmos de Pernambuco pelo Grupo de Dança do Projeto Pró Criança, a irmã Elide Fogolari, Filha de São Paulo e assessora da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), abriu oficialmente o evento com uma palestra e realizou dinâmicas de sensibilização para entrosamento e maior compreensão dos participantes sobre os aspectos mais profundos da comunicação entendida como um serviço de pastoral e, portanto, realizado a partir do sentimento de Jesus, com o objetivo de construir comunhão e fraternidade. Segundo Anselmo Cabral, membro da pascom Harmonia Extra, participante do Seminário “Este é um momento de grande importância para todos nós pois possibilita-nos a articulação necessária entre grupos de pastorais de comunicação tanto entre as diversas paróquias quanto dessas com a pascom da Arquidiocese e, melhor ainda, é poder contar com a participação da irmã Élide, primeiro por ser uma paulina, especialista em comunicação social católica e, depois, porque é, nesse momento, uma representante da própria CNBB”.


As atividades foram retomas no dia 24 com breve oração a partir das 8 horas da manhã e em seguida começaram as oficinas de Jornal impresso, internet, transmissões radiofônicas e comunicação e liturgia. Ao final do Seminário os vários grupos se reuniram para discutir e construir o Projeto Arquidiocesano de Comunicação para os anos de 2010 e 2011. 
    
O objetivo do projeto é criar uma rede de informação entre as paróquias e a Arquidiocese, por meio da articulação entre 4 vicariatos para fornecer formação espiritual e técnica aos coordenadores de cada setor de comunicação de cada vicariato; realizar encontros mensais para avaliação contínua dos trabalhos e elaboração de novas metas de comunicação e encontro mensal com representante de cada setor. 

Uma outra importante orientação da Pascom Arquidiocesana é vivenciar o dia mundial das comunicações (16 de maio) nas paróquias. Este ano o tema proposto pelo Papa Bento XVI será: O padre e a pastoral no mundo digital: Novos meios de Comunicação a serviço da Palavra”. Para Cláudio Rocha, da Pascom Harmonia Extra “ O seminário de comunicação foi muito proveitoso, pois além de aprendermos mais sobre a comunicação e a nossa pastoral, proporcionou também uma interação com membros de outras paróquias. Na oficina de internet, na qual participei, busquei um entendimento maior para atualização e aperfeiçoamento do nosso blog e de outros canais na internet que irão surgir como o twitter. Atualmente a paróquia dispõe de diversas páginas na internet como o blog, Orkut (Igreja Bom Jesus do Arraial) e Youtube”. 

Comentários