Pular para o conteúdo principal

A Páscoa de Jesus e o nosso compromisso com a vida

Por: Anselmo Cabral (Professor e Ministro da Comunhão Eucarística e da Palavra)
A nossa fé cristã está baseada no seguimento da pessoa de Jesus Cristo. Seguimento e devoção são as palavras que nos definem com relação àquele que chamamos de Senhor e de Mestre. E assim o chamamos porque Ele nos ensinou a aprendermos com os seus exemplos a nossa maneira de viver. De saída, algo que chama a atenção na personalidade de Jesus é a sua fidelidade ao Pai. Jesus, nos Evangelhos, demonstrou o valor da oração, do silêncio e da escuta da vontade de Deus. Ele nos ensina a sabedoria da contemplação, para não agirmos de acordo com nossos ímpetos e vontades, mas buscarmos no coração qual a vontade de Deus para as nossas ações.

Cometeríamos um engano, entretanto, se seguíssemos a Jesus na nossa condição de leigos comprometidos apenas no seu aspecto puramente orante e contemplativo. O mundo espera de nós um testemunho que envolve a imitação do Mestre na sua vida ativa. A Igreja nos coloca todo o tempo, através de seus documentos, projetos e campanhas diante da necessidade que o mundo tem de que nós, os cristãos, apresentemos com as nossas vidas o testemunho vivo de um Deus que nos deu a sua própria vida, seu corpo e seu sangue, e nos fez sentir o seu amor para que o colocássemos a disposição uns dos outros.

Seguir Jesus de forma ativa significa experimentar o serviço de Deus na contemplação para discernir o querer de Pai e na atividade, descruzando os braços e desdobrando-nos em coragem para identificar onde, quando, com quem e de que modos podemos fazer algo de concreto para melhorar o mundo e a vida das pessoas de uma forma real.

O cristão de hoje não pode sê-lo por completo sem assumir a sua responsabilidade cidadã. O acompanhamento das questões políticas, a preocupação com o meio ambiente, a discussão e a tomada de atitudes com relação ao planeta, etc. são características do cristão que percebe que o mundo moderno tem urgências modernas e que Deus não está alheio às demandas do tempo presente.

Jesus veio para dar a vida em abundância, ressuscitou e estará conosco até o fim dos tempos mas nos deixou uma palavra que ao mesmo tempo nos alegra e nos compromete: “Lhes dei o exemplo, para que vocês façam o que Eu fiz”. O nosso compromisso com Jesus é o compromisso que devemos ter com a vida. Enquanto cristãos, não podemos fingir que não vemos nem ouvimos os clamores e as lutas da sociedade em todas as esferas sociais, culturais, políticas e econômicas. Isto nos provam, por exemplo, as inúmeras campanhas da fraternidade da CNBB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem para o Dia Internacional da Mulher - Missa dos jovens 17h

Igreja Bom Jesus do Arraial
Grupo: Maria: Rainha dos Apóstolos


Dia Internacional da Mulher


Ser mulher...
É viver mil vezes em apenas uma vida
É lutar por causas perdidas e sempre sair vencedora.
É estar antes de ontem e depois do amanhã
É desconhecer a palavra recompensa
Apesar de seus atos.
Ser mulher...
É chorar de alegria e muitas vezes
Sorrir com tristeza.
É acreditar quando ninguém mais acredita.
É cancelar sonhos em prol de terceiros.
É esperar quando ninguém mais espera.

Ser mulher...
É estar em mil lugares de uma só vez.
É fazer mil papeis ao mesmo tempo.
É ser forte e fingir que frágil...
Para ter um carinho.
Parabéns mulher!
Não pelo oito de março;
Mas,
Por serem mulheres...
Fortes e Lutadoras,
Duras e fracas,
Mulheres de todas as raças,
Mulheres guerreiras,
Mulheres sem fronteiras,
Mulheres de beijo e abraço

Parabéns pelo dia 8 de março


Confira as fotos da entrega das tulipas feita pelo grupo jovem Maria: Rainha dos Apóstolos:

http://www.vibeflog.com/igrejadaharmonia

Andor de Nossa Senhora da Conceição

O blog Harmonia Extra traz em primeira mão para todos os internautas que acompanham o informativo através da internet, como foi os preparativos do andor com a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Com muita fé e amor, o cabelereiro e decorador Silvio com sua equipe, foi quem fez a decoração completa do andor. Este ano, em homenagem a França, o andor foi revestido por rosas vermelhas, azuis e brancas. Nos pés da imagem foi construída uma pequena cidade cenográfica que retrata o tema da Festa “Maria, Um Olhar Sobre a Cidade”.

Antes:   




















Depois:









Equipe que ajudou na Decoração do Andor de Nossa Senhora da Conceição

Entrega de novas fitas do Apostolado da Oração

Na primeira sexta feira do mês de julho, dia 01, tivemos a cerimônia da entrega das fitas às novas zeladas do Apostolado da Oração de nossa paróquia bem como a passagem de antigas zeladas para zeladoras.
Com o recebimento do manual e da patente as novas zeladas incorporam-se a um movimento centrado na devoção ao Sagrado Coração de Jesus. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus iniciou-se ao pé da cruz no momento em que o soldado com uma lança perfurou lhe o lado abrindo Seu coração. O 'Apostolado da Oração teve seu início na França em uma casa de estudos em Valsperto de Le Puy. Crescia nos estudantes de teologia e filosofia, presos em seus livros e temas escolares, o anseio de realizar algum apostolado direto nas paróquias junto ao povo. Inspirado pelo Espírito Santo Pe Francisco Xavier Gautrelet, jesuíta, no dia 3 de dezembro de 1844 lançou essa luminosa idéia: oferecer seus trabalhos e estudos, sacrifícios e alegrias, oferecendo tudo, em espírito apostólico, nascendo assim o Aposto…