Pular para o conteúdo principal

Seminário de Comunicação reúne paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife


Com o tema Novas fronteiras da Pastoral da Comunicação: diretrizes e propostas de atuação, foi realizado nos dias 23 e 24 de abril, no Colégio São José, o I Seminário Arquidiocesano de Comunicação do Arcebispado de Olinda e Recife. O evento foi uma parceria entre a Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Cultura, a Educação e a Comunicação Social e as Irmãs Paulinas.
                     
O encontro teve início com a apresentação de dança cultural do grupo Corpos e Tambores, que faz parte do Movimento Pró-Criança, uma entidade sem fins lucrativos, ligada à arquidiocese. Após apreciarem a diversidade dos ritmos pernambucanos, as pessoas participaram da Conferência de Abertura do evento presidida pela assessora do Setor de Comunicação da CNBB, Irmã Élide Fogolari.

A assessora explicou que é preciso entender o que significa Pastoral da Comunicação não como um bloco único, mas de forma separada. Assim, será possível perceber que elas se complementam. “Pastoral é toda a ação que muda o modo de pensar, ver e agir de quem está sendo pastorado pelo anúncio da Palavra do Reino de Deus.” E acrescentou: “A comunicação faz parte da vida do homem. Ela é uma necessidade social.”

Irmã Élide apresentou dois tipos de comunicação: a linear e a dialógica. A primeira é uma forma autoritária de anúncio. Ela é feita de forma vertical, centralizada e unidirecional. Já a dialógica, é dinâmica e interativa. Provoca igualdade, amor e justiça. Além disso, a assessora deu direcionamentos para que as Pastorais da Comunicação possam ser implantadas com sucesso.

Na manhã do sábado, os integrantes das Pascoms paroquiais escolheram entre quatro oficinas (Internet, Produção de Programas Radiofônicos, Jornal Impresso e Comunicação e Liturgia) para aprofundar o conhecimento na área e vivenciar novas experiências. O primeiro passo foi dado: motivar agentes da pastoral a implantar ou aperfeiçoar a comunicação nas suas comunidades eclesiais. Em quase 100 anos da Arquidiocese de Olinda e Recife, este é o primeiro Seminário de Comunicação, mas segundo a Irmã Élide Fogolari este fato não deve ser visto como algo negativo, pelo contrário é motivo de esperança.

O seminário terminou com a apresentação das propostas para o fortalecimento do Setor de Comunicação da Arquidiocese. Alguns participantes fizeram sugestões entre elas: formação na área de comunicação para o clero, capacitação voltada para novas mídias, divulgação dos programas de rádio católicos no site da arquidiocese e durante as missas. A Comissão Arquidiocesana de Comunicação, presidida pelo Padre Luciano Brito, propôs a articulação das Pastorais da Comunicação Paroquiais através de reuniões e encontros de formação.



Kleber Nunes - Setor de Comunicação AOR
3271.4270 / 3453.4958 / 9424.2214

Renata Gabrielle - Setor de Comunicação AOR
3271.4270 / 3453.4958 / 8849-9509
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem para o Dia Internacional da Mulher - Missa dos jovens 17h

Igreja Bom Jesus do Arraial
Grupo: Maria: Rainha dos Apóstolos


Dia Internacional da Mulher


Ser mulher...
É viver mil vezes em apenas uma vida
É lutar por causas perdidas e sempre sair vencedora.
É estar antes de ontem e depois do amanhã
É desconhecer a palavra recompensa
Apesar de seus atos.
Ser mulher...
É chorar de alegria e muitas vezes
Sorrir com tristeza.
É acreditar quando ninguém mais acredita.
É cancelar sonhos em prol de terceiros.
É esperar quando ninguém mais espera.

Ser mulher...
É estar em mil lugares de uma só vez.
É fazer mil papeis ao mesmo tempo.
É ser forte e fingir que frágil...
Para ter um carinho.
Parabéns mulher!
Não pelo oito de março;
Mas,
Por serem mulheres...
Fortes e Lutadoras,
Duras e fracas,
Mulheres de todas as raças,
Mulheres guerreiras,
Mulheres sem fronteiras,
Mulheres de beijo e abraço

Parabéns pelo dia 8 de março


Confira as fotos da entrega das tulipas feita pelo grupo jovem Maria: Rainha dos Apóstolos:

http://www.vibeflog.com/igrejadaharmonia

Andor de Nossa Senhora da Conceição

O blog Harmonia Extra traz em primeira mão para todos os internautas que acompanham o informativo através da internet, como foi os preparativos do andor com a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Com muita fé e amor, o cabelereiro e decorador Silvio com sua equipe, foi quem fez a decoração completa do andor. Este ano, em homenagem a França, o andor foi revestido por rosas vermelhas, azuis e brancas. Nos pés da imagem foi construída uma pequena cidade cenográfica que retrata o tema da Festa “Maria, Um Olhar Sobre a Cidade”.

Antes:   




















Depois:









Equipe que ajudou na Decoração do Andor de Nossa Senhora da Conceição

Entrega de novas fitas do Apostolado da Oração

Na primeira sexta feira do mês de julho, dia 01, tivemos a cerimônia da entrega das fitas às novas zeladas do Apostolado da Oração de nossa paróquia bem como a passagem de antigas zeladas para zeladoras.
Com o recebimento do manual e da patente as novas zeladas incorporam-se a um movimento centrado na devoção ao Sagrado Coração de Jesus. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus iniciou-se ao pé da cruz no momento em que o soldado com uma lança perfurou lhe o lado abrindo Seu coração. O 'Apostolado da Oração teve seu início na França em uma casa de estudos em Valsperto de Le Puy. Crescia nos estudantes de teologia e filosofia, presos em seus livros e temas escolares, o anseio de realizar algum apostolado direto nas paróquias junto ao povo. Inspirado pelo Espírito Santo Pe Francisco Xavier Gautrelet, jesuíta, no dia 3 de dezembro de 1844 lançou essa luminosa idéia: oferecer seus trabalhos e estudos, sacrifícios e alegrias, oferecendo tudo, em espírito apostólico, nascendo assim o Aposto…