domingo, 29 de agosto de 2010

Festa do Padroeiro é destaque na Folha de Pernambuco

Com o tema: 75 anos de Missão e Harmonia com o Bom Jesus do Arraial, a paróquia Bom Jesus do Arraial comemorou entre os dias 21 a 29 de agosto de 2010 foi comemorado o jubileu de ouro da paróquia Bom Jesus do Arraial.

A matéria saiu no jornal Folha de Pernambuco deste domingo no caderno Geral e foi escrita pela jornalista Rachel Morais.


Confira a matéria na íntegra:


B.JESUS DO ARRAIAL:

Igreja celebra festa do padroeiro

RA­CHEL MO­RAIS

A Igreja do Bom Jesus do Arraial, na rua da Harmonia, no bair­ro da Casa Amarela, ce­le­bra a festa do seu pa­droei­ro neste do­min­go. O even­to acon­te­ce há 75 anos e, du­ran­te todo o dia, deve reu­nir cerca de 1.200 pes­soas, com 400 fiéis em cada missa, e mais uma cen­te­na acom­pa­nhan­do a pro­cis­são. Segun­do o padre da pa­ró­quia, Josi­van Sales, o mo­men­to é im­por­tan­te, por­que re­no­va a fé da co­mu­ni­da­de e, con­se­quen­te­men­te, o ser­vi­ço cris­tão com as pas­to­rais.

A pro­gra­ma­ção é es­pe­cial desde a úl­ti­ma quin­ta-feira com ce­le­bra­ções todos os dias às 19h, com par­ti­ci­pa­ção de bis­pos, pa­dres de ou­tras pa­ró­quias e dis­cí­pu­los mis­sio­ná­rios. Para o do­min­go, a pri­mei­ra missa será ce­le­bra­da às 6h30. Às 9h30, outra ce­le­bra­ção eu­ca­rís­ti­ca acon­te­ce, se­gui­da de ba­ti­za­dos a par­tir das 10h. Depois de uma pausa, as ati­vi­da­des vol­tam a acon­te­cer às 16h, com a pro­cis­são que parte do Sítio da Trindade em di­re­ção à Igreja, quan­do cerca de cem pes­soas devem acom­pa­nhar o andor. A missa so­le­ne acon­te­ce às 17h, se­gui­da do des­cer­ra­men­to da placa co­me­mo­ra­ti­va e gi­rân­do­la do 75° ani­ver­sá­rio.

Além disso, du­ran­te todo o dia, fi­ca­rá à dis­po­si­ção do pú­bli­co, na pa­ró­quia, uma ex­po­si­ção sobre a his­tó­ria da mesma, que tem sua cons­tru­ção li­ga­da à re­sis­tên­cia ca­tó­li­ca, du­ran­te a in­va­são ho­lan­de­sa (1630-1654). “Quase três sé­cu­los de­pois da ex­pul­são dos ho­lan­de­ses, essa igre­ja foi er­gui­da e tem re­la­ção com o Sítio da Trindade, onde foi er­gui­do, pelo líder da re­sis­tên­cia, Matias de Albu­quer­que, o Forte do Arraial do Bom Jesus ou Arraial Velho do Bom Jesus. O local reu­niu parte da po­pu­la­ção, sur­gin­do re­si­dên­cias, ne­gó­cios e até um ora­tó­rio. Depois, foi cons­truí­da a Igreja na rua da Harmonia, em 1935, com re­fe­rên­cia àque­le local”, ex­pli­cou o pá­ro­co da co­mu­ni­da­de.

LINK - http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-geral/587670?task=view

Nenhum comentário: