Pular para o conteúdo principal

Palavra de Vida

REFLEXÃO DO 18º DOMINGO DO TEMPO COMUM
2008
(Is. 55,1-3; Salmo 144; Rm. 8,35.37-39; Mt. 14,13-21)
"Dai-lhes vós mesmos de comer."(Mt. 14,16b)
Veremos nesta semana o tre-cho do Evangelho escrito por São Mateus, que narra a “Pri-meira multiplicação dos pães” (Mt. 14,13-21). Este “Milagre” é citado pelos qua-tro Evangelistas.
Depois de ter sido, de certo modo, desprezado e rejeitado na sua própria cidade Jesus Cristo  recebe a notícia da morte de João Batista, dada por seus Discípulos: "A esta notícia, Jesus partiu dali numa barca para se retirar a um lugar deserto, mas o povo soube, e a multidão das cidades o seguiu a pé." (V.13)
Quando Jesus Cristo desembarcou viu a numerosa multidão, compadeceu-se dela, e curou seus doentes. Por estar declinando o dia, os Discípulos se preocuparam com o que fazer para alimentar aquelas pessoas, pensaram em despedi-las: "Jesus, porém, respondeu: Não é necessário: dai-lhes vós mesmos de comer".(V.16) Os Discípulos disseram: "nós não temos aqui mais que cinco pães e dois peixes". (V.17)
A partir deste ponto do diálogo podemos nos inserir:
a) como os Discípulos, nós percebemos a necessidade do povo, mas a nossa falta de fé, muitas vezes, nos impede de ajudá-lo, percebemos igualmente as nossas dificuldades diante dos desafios;
b) como os Discípulos, não percebemos que Jesus Cristo serve-se dos meios disponíveis; mesmo que sejam insignificantes aos nossos olhos;
c) como os Discípulos, não cremos que o pouco que temos pode ser dividido com os que não têm nada e não cremos que Jesus Cristo quer realizar um Milagre a partir da nossa oferta, mesmo que seja pequena.
Seria natural se Jesus Cristo realizasse, pelo poder de Deus, um Milagre e alimentasse todo aquele povo, mas preferiu tornar mais marcante aquele momento, tornar mais significativo, mostrando aos Discípulos e a nós, que todo aquele povo é alimentado a partir de suas doações, ou melhor, do pouco que possuía:
a) Jesus Cristo manda então o povo assentar-se na relva;
b) Primeiro Ele dá repouso, depois o sustento;
c) Toma o pão em suas mãos, os abençoa e torna entregá-lo aos seus Discípulos, para que eles o distribuíssem: — e há mais que suficiente para alimentar a multidão, no fim há mais que no princípio.
Como é bom saber que, mesmo sendo humanamente impossível realizar o Milagre da Partilha, com Jesus Cristo isto é possível.
É isso que acontece freqüente, quando decidimos colocar nossos bens materiais e espirituais em disponibilidade e em favor do próximo, quanto maior a "Partilha" maior será a "abundância".
Só se tivermos um conceito Divino de "Partilha", saberemos que cada partícula dos bens materiais e espirituais que possuímos, é capaz de transformar o mundo, só assim saberemos o que é doar com Amor.
"Partilhar é Amar… Amar é doação!"  


Fabiano Câmara Bensi  


Paróquia São José Operário


Mambucaba - Angra dos Reis


Diocese de Itaguaí


Rio de Janeiro

 

Fonte: http://www.palavradevida.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem para o Dia Internacional da Mulher - Missa dos jovens 17h

Igreja Bom Jesus do Arraial
Grupo: Maria: Rainha dos Apóstolos


Dia Internacional da Mulher


Ser mulher...
É viver mil vezes em apenas uma vida
É lutar por causas perdidas e sempre sair vencedora.
É estar antes de ontem e depois do amanhã
É desconhecer a palavra recompensa
Apesar de seus atos.
Ser mulher...
É chorar de alegria e muitas vezes
Sorrir com tristeza.
É acreditar quando ninguém mais acredita.
É cancelar sonhos em prol de terceiros.
É esperar quando ninguém mais espera.

Ser mulher...
É estar em mil lugares de uma só vez.
É fazer mil papeis ao mesmo tempo.
É ser forte e fingir que frágil...
Para ter um carinho.
Parabéns mulher!
Não pelo oito de março;
Mas,
Por serem mulheres...
Fortes e Lutadoras,
Duras e fracas,
Mulheres de todas as raças,
Mulheres guerreiras,
Mulheres sem fronteiras,
Mulheres de beijo e abraço

Parabéns pelo dia 8 de março


Confira as fotos da entrega das tulipas feita pelo grupo jovem Maria: Rainha dos Apóstolos:

http://www.vibeflog.com/igrejadaharmonia

Andor de Nossa Senhora da Conceição

O blog Harmonia Extra traz em primeira mão para todos os internautas que acompanham o informativo através da internet, como foi os preparativos do andor com a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Com muita fé e amor, o cabelereiro e decorador Silvio com sua equipe, foi quem fez a decoração completa do andor. Este ano, em homenagem a França, o andor foi revestido por rosas vermelhas, azuis e brancas. Nos pés da imagem foi construída uma pequena cidade cenográfica que retrata o tema da Festa “Maria, Um Olhar Sobre a Cidade”.

Antes:   




















Depois:









Equipe que ajudou na Decoração do Andor de Nossa Senhora da Conceição

Entrega de novas fitas do Apostolado da Oração

Na primeira sexta feira do mês de julho, dia 01, tivemos a cerimônia da entrega das fitas às novas zeladas do Apostolado da Oração de nossa paróquia bem como a passagem de antigas zeladas para zeladoras.
Com o recebimento do manual e da patente as novas zeladas incorporam-se a um movimento centrado na devoção ao Sagrado Coração de Jesus. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus iniciou-se ao pé da cruz no momento em que o soldado com uma lança perfurou lhe o lado abrindo Seu coração. O 'Apostolado da Oração teve seu início na França em uma casa de estudos em Valsperto de Le Puy. Crescia nos estudantes de teologia e filosofia, presos em seus livros e temas escolares, o anseio de realizar algum apostolado direto nas paróquias junto ao povo. Inspirado pelo Espírito Santo Pe Francisco Xavier Gautrelet, jesuíta, no dia 3 de dezembro de 1844 lançou essa luminosa idéia: oferecer seus trabalhos e estudos, sacrifícios e alegrias, oferecendo tudo, em espírito apostólico, nascendo assim o Aposto…