Pular para o conteúdo principal

Arquidiocese leva milhares de fiéis à quarta edição do "Sim à Vida"

Muita alegria e entusiasmo marcaram a quarta edição da Caminhada Arquidiocesana Sim à Vida. Milhares de fiéis católicos, representando todas as paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife, tomaram a Avenida Boa Viagem, na manhã deste domingo (26). Nas faixas, nas bandeiras e nas camisetas a reivindicação pelo respeito à dignidade da vida humana desde sua concepção. Neste ano, também participaram representantes do Espiritismo e de denominações protestantes. A manifestação, organizada pela Comissão de Pastoral para a Vida e a Família, em sintonia com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), todos os anos, antecipa a Semana Nacional da Vida, que a Igreja celebra de 1 a 7 de outubro, culminando com o Dia do Nascituro, no dia 8.
 
A abertura do evento foi realizada pelo arcebispo dom Antônio Fernando Saburido. Por volta das 9h40, ele deu as boa-vindas às crianças, jovens, adultos e idosos que apesar do tempo nublado, enfrentavam o forte calor de mais de 30 graus. "Agradeço a presença de cada um, sejam todos bem-vindos a essa caminhada profética, na qual buscamos sensibilizar a sociedade da urgente necessidade de defender a vida", disse o arcebispo. Banhistas pararam para ver a caminhada do calçadão, moradores dos edifícios da orla acompanhavam das varandas cantando e acenando para a multidão.

O aborto, o desrespeito ao meio ambiente, o trabalho infantil, o racismo e a exploração sexual também foram temas citados por dom Fernando como formas graves de violência que atentam contra a vida, não só humana, mas de todos os seres vivos e lembrou que no próximo domingo (3), temos a responsabilidade de começar a mudar essa realidade nas urnas. "Temos que votar conscientes, não podemos eleger políticos que não têm compromisso com a defesa da vida". "A Igreja não tem candidato, o que temos é compromisso com a ética", completou. Depois do discurso, o arcebispo caminhou junto com os fiéis.

Os cinco trios elétricos intercalavam música e oração. Assim conduziram os participantes por mais de três horas nos três quilômetros do percurso. Pela primeira vez no evento, a paroquiana de Nossa Senhora das Candeias, de Jaboatão dos Guararapes, Maria José de Aquino, de 31 anos, estava animada com a caminhada e destacou a importância do ato: "É muito importante que aconteça caminhadas como essa. Hoje em dia tem muita adolescente praticando aborto, assassinando pessoas inocentes, precisamos concientizá-las".

Juventude - Antes do encerramento, dom Fernando ressaltou a presença maçiça dos jovens na caminhada deste ano. "Estou encantado com a presença de vocês jovens, como é bonito ver que renunciaram a passeios e outras coisas para dizer ao mundo sim à vida", declarou. Para a integrante do movimento Regnum Christi, Lívia Guimarães, 21 anos, é muito importante a presença da juventude nesses eventos, porém ela alerta para a necessidade de uma busca maior pelo conhecimento da fé. "Os jovens têm a força de mudar, mas é preciso que tenhamos clareza da nossa fé para podermos participar ativamente junto com a Igreja na luta pela defesa da vida", afirmou.

De mãos dadas os participantes encerraram a caminhada rezando o Pai Nosso e a Ave Maria. Em seguida, dom Fernando concedeu-lhes a bênção e agradeceu, mais uma vez, a presença de cada um. "Quando nos unimos somos muito mais fortes. Obrigado por abraçar esta causa conosco, continuemos na nossa luta pelo sim à vida", concluiu o arcebispo.

Fonte: http://www.arquidioceseolindarecife.org.br/noticias8.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem para o Dia Internacional da Mulher - Missa dos jovens 17h

Igreja Bom Jesus do Arraial
Grupo: Maria: Rainha dos Apóstolos


Dia Internacional da Mulher


Ser mulher...
É viver mil vezes em apenas uma vida
É lutar por causas perdidas e sempre sair vencedora.
É estar antes de ontem e depois do amanhã
É desconhecer a palavra recompensa
Apesar de seus atos.
Ser mulher...
É chorar de alegria e muitas vezes
Sorrir com tristeza.
É acreditar quando ninguém mais acredita.
É cancelar sonhos em prol de terceiros.
É esperar quando ninguém mais espera.

Ser mulher...
É estar em mil lugares de uma só vez.
É fazer mil papeis ao mesmo tempo.
É ser forte e fingir que frágil...
Para ter um carinho.
Parabéns mulher!
Não pelo oito de março;
Mas,
Por serem mulheres...
Fortes e Lutadoras,
Duras e fracas,
Mulheres de todas as raças,
Mulheres guerreiras,
Mulheres sem fronteiras,
Mulheres de beijo e abraço

Parabéns pelo dia 8 de março


Confira as fotos da entrega das tulipas feita pelo grupo jovem Maria: Rainha dos Apóstolos:

http://www.vibeflog.com/igrejadaharmonia

Andor de Nossa Senhora da Conceição

O blog Harmonia Extra traz em primeira mão para todos os internautas que acompanham o informativo através da internet, como foi os preparativos do andor com a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Com muita fé e amor, o cabelereiro e decorador Silvio com sua equipe, foi quem fez a decoração completa do andor. Este ano, em homenagem a França, o andor foi revestido por rosas vermelhas, azuis e brancas. Nos pés da imagem foi construída uma pequena cidade cenográfica que retrata o tema da Festa “Maria, Um Olhar Sobre a Cidade”.

Antes:   




















Depois:









Equipe que ajudou na Decoração do Andor de Nossa Senhora da Conceição

Entrega de novas fitas do Apostolado da Oração

Na primeira sexta feira do mês de julho, dia 01, tivemos a cerimônia da entrega das fitas às novas zeladas do Apostolado da Oração de nossa paróquia bem como a passagem de antigas zeladas para zeladoras.
Com o recebimento do manual e da patente as novas zeladas incorporam-se a um movimento centrado na devoção ao Sagrado Coração de Jesus. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus iniciou-se ao pé da cruz no momento em que o soldado com uma lança perfurou lhe o lado abrindo Seu coração. O 'Apostolado da Oração teve seu início na França em uma casa de estudos em Valsperto de Le Puy. Crescia nos estudantes de teologia e filosofia, presos em seus livros e temas escolares, o anseio de realizar algum apostolado direto nas paróquias junto ao povo. Inspirado pelo Espírito Santo Pe Francisco Xavier Gautrelet, jesuíta, no dia 3 de dezembro de 1844 lançou essa luminosa idéia: oferecer seus trabalhos e estudos, sacrifícios e alegrias, oferecendo tudo, em espírito apostólico, nascendo assim o Aposto…