Pastoral da Saúde

 

No domingo dia 08 de agosto teve início oficialmente as atividades paroquiais da Pastoral da Saúde do Bom Jesus do Arraial. Na ocasião a Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Olinda e Recife, a Paróquia Bom Jesus do Arraial e a Universidade Federal de Pernambuco lançaram  o projeto “Rua Ideal – Comunidade  Saudável”, em Casa Amarela.  Várias reuniões já aconteceram com moradores do bairro e a parceria terá a coordenação acadêmica das professoras Maria do Carmo Pimentel e Fernanda Villarouco, ambas do Centro de Ciências Biológicas da UFPE; a coordenação paroquial-comunitária será do padre Josivan Sales (paróquia), de Vandson Holanda (Pastoral da Saúde arquidiocesana) e do prof. Sérgio Carvalho (Pastoral da Saúde paroquial).

O projeto Rua Ideal-Comunidade Saudável será desenvolvido em fases, sendo uma rua da paróquia a cada etapa, com o objetivo estratégico de melhorar em cada momento os resultados alcançados e a mobilização comunitária. Serão foco desse piloto arquidiocesano apenas as ruas da região paroquial do Bom Jesus do Arraial (antigo bairro Arraial Velho e hoje parte do bairro de Casa Amarela). No primeiro momento serão capacitados 30 multiplicadores/ moradores da Rua Arnoldo Magalhães e suas duas travessas (próximo ao Sítio Trindade). Serão desenvolvidas de forma participativa oficinas, pesquisas, fóruns, planos estratégicos e outras atividades com vistas ao êxito dos trabalhos. Os trinta multiplicadores devem ser moradores da rua beneficiada em cada etapa ao passo que terão o compromisso de repassar o conhecimento e experiências adquiridas.  

Além do projeto a Pastoral da Saúde paroquial vai fortalecer o trabalho desenvolvido por movimentos da paróquia de visita às pessoas enfermas e idosas. Para isso está sendo articulado com a Arquidiocese um curso de capacitação de visitadores a ser realizado ainda em agosto no Centro Comunitário Salesiano. As pessoas que tiverem interesse em participar da Pastoral da Saúde podem procurar a coordenação paroquial através de sua secretária Cláudia (8525-3293/ 3269-3414) ou através do coordenador prof. Sérgio (8606-0628). Mais informações da Pastoral da Saúde no site www.pastoraldasaudeaor.com

Comentários