Pular para o conteúdo principal

Arquidiocese avalia caminhada missionária

A Arquidiocese de Olinda e Recife realizou no último sábado (23), na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), a Mini Assembleia de Pastoral com o objetivo de avaliar a caminhada missionária da Igreja local após oito meses da grande assembleia realizada em fevereiro. 

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, fez o discurso de abertura durante o qual ressaltou a importância de pôr em prática os objetivos traçados: “Que possamos sair daqui com o ânimo renovado e assumir a nossa missão de batizados. Na Assembleia Arquidiocesana, foram definidas duas prioridades. A primeira delas é o investimento na formação bíblica, espiritual e missionária. A segunda, articulação e comunicação com atenção especial para a criação das comissões de pastoral, que, graças a Deus, estão caminhando bem e dando frutos”.

Dom Fernando Saburido destacou ainda a carta enviada pelo papa Bento 16 por ocasião do dia Mundial das Missões. “Que essas palavras do santo padre nos ajudem a viver mais intensamente o nosso compromisso missionário para sermos de fato uma Igreja missionária e dinâmica. Não podemos deixar de forma alguma esmorecer o nosso vigor missionário.” O arcebispo fez referência aos cem anos da Arquidiocese de Olinda e Recife, que será celebrado no dia 05 de dezembro: “Este ano que estamos vivendo um tempo muito especial nessa perspectiva da celebração do centenário da nossa arquidiocese.”

Em seguida, foi a vez do assessor da assembleia o professor do Departamento de Teologia da Unicap, Sérgio Sezino, falar sobre o panorama da missão no mundo.  “O cristianismo, numericamente, saiu da Europa para os demais continentes. Entre os fatores estão: a secularização, perda da dimensão religiosa como tutora da realidade; o exílio religioso na esfera privada e a pluralidade cultural. Se antes o catolicismo, na cultura tradicional, era culturalmente herdado, agora na cultura urbana, marcada pela pluralidade de ofertas, a religião vai se tornando subjetiva”, pontuou o professor.

Ainda no período da manhã, os participantes foram divididos em Setores e Comissões de Pastorais para debater os avanços e desafios da proposta missionária da arquidiocese. Entre os progressos estão o acréscimos das atividades missionárias e de formação nos setores, embora ainda seja considerado pequeno. Entre as dificuldades apresentadas pelos setores está a articulação entre grupos e movimentos, que ainda se colocam à margem do projeto. É necessário avançar na formação missionária com a criação de escolas de formação e do Comipa em alguns setores.
Já as Comissões de Pastorais, destacaram como positiva a escolha dos membros para formação das comissões, embora algumas tenham tido dificuldade nesse aspecto. Entre os destaques positivos estão a articulação entre as comissões para um trabalho conjunto. Mas o ponto negativo é a falta de recursos para a estruturação dos grupos.
Durante o evento foi posto em votação a criação dos vicariatos: Recife, Olinda, Cabo e Vitória. Aprovada de forma unânime pelos participantes. Ainda não há uma data para a divulgação dos nomes dos vigários episcopais para administrar os quatro vicariatos, mas o arcebispo demonstrou a vontade de anunciar nas comemorações do centenário da Arquidiocese de Olinda e Recife, no dia 05 de dezembro.
Dom Fernando Saburido lamentou a ausência de algumas paróquias na assembleia, mas afirmou que isso não pode ser causa de desânimo. “Que esse dia seja motivador para continuar a nossa luta”, finalizou.

Vicariatos


Recife: Recife, Camaragibe, São Lourenço, parte de Jaboatão dos Guararapes e Fernando de Noronha.
Olinda: Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá e Araçoiaba
Cabo: Cabo, Ipojuca, Escada, Primavera                                             
Vitória: Vitória de Santo Antão, Pombos, Moreno e parte de Jaboatão dos Guararapes




Confira algumas fotos:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem para o Dia Internacional da Mulher - Missa dos jovens 17h

Igreja Bom Jesus do Arraial
Grupo: Maria: Rainha dos Apóstolos


Dia Internacional da Mulher


Ser mulher...
É viver mil vezes em apenas uma vida
É lutar por causas perdidas e sempre sair vencedora.
É estar antes de ontem e depois do amanhã
É desconhecer a palavra recompensa
Apesar de seus atos.
Ser mulher...
É chorar de alegria e muitas vezes
Sorrir com tristeza.
É acreditar quando ninguém mais acredita.
É cancelar sonhos em prol de terceiros.
É esperar quando ninguém mais espera.

Ser mulher...
É estar em mil lugares de uma só vez.
É fazer mil papeis ao mesmo tempo.
É ser forte e fingir que frágil...
Para ter um carinho.
Parabéns mulher!
Não pelo oito de março;
Mas,
Por serem mulheres...
Fortes e Lutadoras,
Duras e fracas,
Mulheres de todas as raças,
Mulheres guerreiras,
Mulheres sem fronteiras,
Mulheres de beijo e abraço

Parabéns pelo dia 8 de março


Confira as fotos da entrega das tulipas feita pelo grupo jovem Maria: Rainha dos Apóstolos:

http://www.vibeflog.com/igrejadaharmonia

Andor de Nossa Senhora da Conceição

O blog Harmonia Extra traz em primeira mão para todos os internautas que acompanham o informativo através da internet, como foi os preparativos do andor com a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Com muita fé e amor, o cabelereiro e decorador Silvio com sua equipe, foi quem fez a decoração completa do andor. Este ano, em homenagem a França, o andor foi revestido por rosas vermelhas, azuis e brancas. Nos pés da imagem foi construída uma pequena cidade cenográfica que retrata o tema da Festa “Maria, Um Olhar Sobre a Cidade”.

Antes:   




















Depois:









Equipe que ajudou na Decoração do Andor de Nossa Senhora da Conceição

Entrega de novas fitas do Apostolado da Oração

Na primeira sexta feira do mês de julho, dia 01, tivemos a cerimônia da entrega das fitas às novas zeladas do Apostolado da Oração de nossa paróquia bem como a passagem de antigas zeladas para zeladoras.
Com o recebimento do manual e da patente as novas zeladas incorporam-se a um movimento centrado na devoção ao Sagrado Coração de Jesus. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus iniciou-se ao pé da cruz no momento em que o soldado com uma lança perfurou lhe o lado abrindo Seu coração. O 'Apostolado da Oração teve seu início na França em uma casa de estudos em Valsperto de Le Puy. Crescia nos estudantes de teologia e filosofia, presos em seus livros e temas escolares, o anseio de realizar algum apostolado direto nas paróquias junto ao povo. Inspirado pelo Espírito Santo Pe Francisco Xavier Gautrelet, jesuíta, no dia 3 de dezembro de 1844 lançou essa luminosa idéia: oferecer seus trabalhos e estudos, sacrifícios e alegrias, oferecendo tudo, em espírito apostólico, nascendo assim o Aposto…