terça-feira, 11 de janeiro de 2011

25 de Janeiro: Conversão do apóstolo são Paulo

A 25 de Janeiro celebra a Igreja a conversão do Apóstolo São Paulo.


Merece destaque especial na vocação de São Paulo a sua conversão, pois o acontecimento de Damasco foi fundamental para ele. A leitura dos Actos dos Apóstolos (Act.9,1-22) mostra-nos a importância do que sucedeu naquele providencial meio-dia a caminho de Damasco. A mudança de nome que ocorre, de Saulo para Paulo é sinal de uma radical mudança de vida. A experiência vivida por este grande homem é, sobretudo um dom, uma iniciativa de Cristo, que o chamou a uma vida nova (Act.9,15).

O cristianismo é um acontecimento concreto, é um encontro entre Deus e o homem em Cristo. Saulo encontra-se com Cristo a caminho de Damasco, deste encontro pessoal e intimo com o Mestre, percebe que só Ele pode dar sentido à existência humana e à sua em particular: «Para mim viver é Cristo e morrer é lucro »(Fl.1,21). Toma consciência do amor que Cristo tem por ele, de “apaixonado" perseguidor converte-se em apaixonado mensageiro da fé. Existem três conceitos que se interligam necessariamente, o que para Paulo é clarividente, vocação-comunhão-missão. Ele próprio afirma: «Mas, quando aprouve a Deus, que me escolheu desde o seio de minha mãe e me chamou pela sua graça, revelar o seu Filho em mim, para que o anuncie como Evangelho entre os gentios »(Gl.1,15).

Ao celebrarmos a conversão de São Paulo vivemos a esperança da mudança das nossas vidas, do verdadeiro encontro com Jesus Vivo, vivemos a esperança do perdão.


TEXTO COMPLETO EM: http://jmvalferrarede.blogspot.com/2009/01/converso-de-so-paulo.html

Um comentário:

Tereza Diniz disse...

No meu blog catequese casaforte tem um selinho pra você.