Rute Bacelar: exemplo de vida e trabalho


Professora, pedagoga e psicóloga, a dra. Rute Bacelar tem uma história de vida que é exemplo para todos nós


Rute  Bacelar, viúva, nascida em terras do Engenho Cordeiro, município de Paudalho, filha de pai comerciante e mãe dona de casa, logo cedo manifestou o desejo de continuar a estudar além do curso primário e empreender uma carreira.Quando criança em vez de brincar de casa de bonecas, preferia brincar de escolas de boneca, já demonstrando uma vocação. Assim formou-se professora, profissão que abraçou por 30 anos servindo em diversos colégios do Recife, exercendo funções também de direção e coordenação. 

Por suas classes passaram muitos profissionais que se destacaram em suas profissões. Ao aposentar-se, a professora Rute recebeu um convite para trabalhar em um instituto de psicologia. Não se contentando em servir na área administrativo-pedagógica, resolveu prestar vestibular para Psicologia na Universidade Católica do Recife, obtendo um honroso sexto lugar na classificação, após décadas de distância de disciplinas como Física entre outras. Depois de algum tempo no Instituto resolveu empreender outro caminho abrindo um consultório onde passou a clinicar ao mesmo tempo em que cursava o Mestrado em Psicologia na Universidade Católica onde depois passou a ensinar nos cursos de Psicologia por mais 28 anos. Após mais esta etapa resolveu aplicar seus conhecimentos adquiridos em curso de Especialização em Dinâmica de Grupo criando cursos de formação de idosos que ministra até hoje. Além de toda esta atividade profissional Rute ainda consegue tempo para escrever.


São seus alguns livros especializados em Psicologia e Convivência, estes dirigidos principalmente àqueles que desejam conhecer mais as necessidades da terceira idade. Alguns títulos:

Uma Introdução à Psicologia;
Envelhecimento e Produtividade;
O lugar da Avó;
O Desejo Não Tem Idade - a sexualidade da mulher idosa;
Exemplos de Vida;
Expectativas do Processo de Envelhecimento;
O Deficiente e o Assistente Social - uma experiência de sala de aula.

Doutora Rute também edita um jornalzinho mensal – Convivendo, que distribui entre seus amigos e as pensionistas do lugar onde mora. É sempre convidada a ministrar palestras em diversas instituições e já recebeu várias homenagens pelo seu trabalho que é reconhecido e admirado há muitas décadas por profissionais de diferentes ramos que buscam em seus ensinamentos e experiências enriquecer suas carreiras e vidas pessoais neste exemplo de amor ao trabalho, aos estudos, à profissão e a vida, buscando sempre ajudar com sua sabedoria quantos passem por seu caminho.
                                                                                                          

Comentários

Anônimo disse…
poxa vida Rute é isso e muito mais! tive a sorte de ser seu aluno e prestar-lhes alguns serviços. ela é fantástica. carisma, simpatia, generosidade. um grande ser humano. me orgulho de conhe-la, e desejo que Deus multiplique seus dias aqui na terra, para felicidade de muitos. tenho saudades de ti professora!! (roberto araújo)7785