São José: modelo de muitas virtudes



          Muitas são as pessoas que comentam sobre a falta de um conhecimento mais sistemático sobre a pessoa de são José. De fato, no período em que os evangelistas registraram a vida de Jesus havia grande necessidade e mesmo interesse de relatar a passagem do Filho de Deus sobre a Terra e, por isso, nem se escreveu muito a respeito da própria virgem Maria e, por essa razão, dela, também sabemos pouco.

         A humildade foi uma das grandes marcas de Maria, mas também de José. O aparente silêncio dos pais de nosso Senhor já nos revela uma de suas primeiras virtudes. Devemos ser como eles. Quando alguém olha para são José encontra um silêncio que aponta, quase como se dissesse: “Olha para o meu filho, olha para o meu menino que é O Senhor!” A vida de José foi essencialmente silêncio, discrição, fidelidade, serviço e meditação cotidiana sobre o grande mistério no qual ele estava inserido.

Sua grandeza está em reconhecer a grandeza de Jesus e colocar toda a sua vida no projeto do Divino Mestre. É lindo que Maria tenha dito SIM. José também o disse! Cada um à sua maneira disse o SIM que lhe foi pedido por Deus. Saibamos olhar para são José e aprender com ele as virtudes que  viveu: a simplicidade, a oração, o trabalho, o cuidado pelas coisas importantes e o valor da família, mas sobretudo, o imenso amor à vontade de Javé.

Comentários

Jorge Luis disse…
Olá, achei seu blog por acaso quando procurava para material de estudo sobre teologia, patrística, iconografia, epigrafia, arqueologia bíblica, etc.

E acredito que você possa se interessar por esses blogs

http://patristicabrasil.blogspot.com/, história e patrística da igreja do século I ao VIII, todo em português.

http://iconografiascristas.blogspot.com/, Ícones antigos da igreja.

http://angelusexverum.blogspot.com, que pretende comprovar verdades da Igreja a partir de achados arqueológicos.

Conheça a história da sua igreja para saber a razoes de sua fé.