quarta-feira, 22 de junho de 2011

Santo Expedito das Causas Urgentes também é lembrado em nossa paróquia

Com um número relevante de fiéis, ape-sar da chuva daquela tarde, foi celebrada no dia 19 de maio às quinze horas a primeira missa em hon-ra a Santo Expedito. Tivemos a graça de, já naque-le momento, escutarmos o testemunho de uma jo-vem que alcançou por intermédio deste santo uma graça que havia pedido a exatamente um mês, dia de Santo Expedito. Para comemorar o dia dedicado a este Santo nossa paróquia celebrará desde agora, sempre às quinze horas do dia 19 de ca-da mês a missa dedicada a Santo Expedito.

A devoção a Santo Expedito, mártir da igreja católica, está presente em todo o mundo. Não somente por ser o santo das causas urgentes mas também por sua vida, seu exemplo de fé e fi-delidade a Jesus Cristo. Era o comandante de uma legião romana, formada por soldados cristãos. Ele destacou-se como soldado por suas virtudes de cristão e de chefe ligado a sua religião, a seu de-ver, à ordem e à disciplina.

Quando estava perto a sua conversão, apareceu-lhe um espírito maligno, em forma de corvo que lhe grasnava “cras”, que em latim signi-fica “amanhã”, como a dizer-lhe para adiar a von-tade. Percebendo que estava sendo tentado, Ex-pedito pisoteou o corvo ao tempo que gritava “ho-die”, que significa “hoje”, confirmando assim a sua conversão. Também toda a sua tropa se con-verteu ao cristianismo, provocando a ira do impe-rador Diocleciano que mandou flagelá-lo até perder todo o sangue e em seguida cortou-lhe a cabeça com a espada, como era costume para os cidadãos romanos condenados a morte. Era o dia 19 de abril do ano 303 da era cristã. As imagens de Santo Ex-pedito mostram-no com o traje de legionário, a tú-nica curta e o manto vermelho jogado a moda mili-tar sobre o ombro. Traz aos pés o corvo esmaga-do, em uma mão a palma, símbolo de seu martírio e na outra a cruz onde se lê HODIE.

Oração a Santo Expedito

Vós que sois um santo guerreiro, Vós que sois o santo dos aflitos, Vós que sois o santo dos desesperados, Vós que sois o santo das causas urgentes, protegei-me, ajudai-me, dai-me força, coragem e serenidade."

Nenhum comentário: