terça-feira, 4 de outubro de 2011

Pastoral da Saúde promoverá corrida no Dia das Crianças


“Hanseníase em Crianças: Correr para Combater!” Esse é o tema da campanha que será lançada no dia 12 de outubro (dia das crianças) pela Pastoral da Saúde Nordeste 2 (AL, PE, PB e RN) em parceria com a Secretaria de Saúde de Pernambuco (Coordenação Estadual de Hanseníase) e a NHR (Nederland Hanseniasis Relief), uma organização holandesa de combate à hanseníase no mundo. O intuito da campanha é chamar atenção para a necessidade urgente de redução da incidência de hanseníase em crianças no estado de Pernambuco. Os números são desafiadores, visto que na sociedade em que vivemos de tantos avanços e conquistas tal enfermidade ainda exista dessa maneira.

Em 2010, só em Pernambuco, foram diagnosticados 2.799 casos, desses, 265 casos foram notificados em menores de 15 anos, ou seja, 11,2/100.000 habitantes. No Brasil, o coeficiente de detecção de casos novos na população menor de 15 anos, classifica o estado como hiperendêmico, colocando-o na 6ª posição em coeficiente e a 3ª maior em número absoluto de casos, refletindo a existência de endemia oculta no Estado.

Preocupados com os indicadores da doença o Ministério da Saúde e a Organização Panamericana de Saúde elaboraram o Projeto de Doenças Negligenciadas (SANAR) definiram os municípios contemplados através de critérios de coeficiente de detecção em menores de 15 anos além do coeficiente de detecção geral e proporção de grau de incapacidade física – do período de 2005 a 2009. Os municípios de Pernambuco que merecem destaque no combate à doença são: Abreu e Lima, Angelim, Araçoiaba, Araripina, Belém de São Francisco, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Cupira, Floresta, Goiana, Gravatá, Igarassu, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Lagoa Grande, Olinda, Ouricuri, Pedra, Petrolina, Recife, São Lourenço da Mata, Sirinhaém, Tamandaré, Trindade.

Na capital, Recife, os dados merecem um destaque especial. Em 2010 foram 857 casos diagnosticados em toda a cidade sendo alguns bairros mais afetados como os que seguem: Varzea-80, Mangueira-48, COHAB-47, Água Fria-42, Dois Unidos-40, Boa Viagem-32, Ibura-31, Nova Descoberta-26, Jardim São Paulo-26, Jordão-22, Iputinga-20, Imbiribeira-20, Joana Bezerra-19, Vasco Da Gama-19, Madalena-19, Torrões-19, Santo Amaro-17, Arruda-17, Campina Do Barreto-16, Cordeiro-16.

Concomitante ao início da campanha, no dia 12, será realizada a I CORRIDA E CAMINHADA POR COMUNIDADES SAUDÁVEIS a partir das 07h da manhã na frente da Matriz de Casa Amarela (Estrada do Arraial) na capital pernambucana. As inscrições para a caminhada podem ser feitas na secretaria da Pastoral da Saúde, na Secretaria da Paróquia Bom Jesus do Arraial e nas Livrarias Paulus. Durante o período de inscrições serão solicitados doações de brinquedos para serem entregues a crianças de comunidades carentes atingidas pela doença.

Além da corrida e da caminhada, que percorrerá as ruas do bairro de Casa Amarela, acontecerão também atividades educativas, animadas por grupos musicais durante toda a manhã do Dia das Crianças. “Será um evento para toda família, pois além da corrida e da caminhada, queremos propiciar um momento de convivência e educação para saúde entre todos os moradores do bairro” afirma Vandson Holanda, coordenador regional. Mais informações no telefone 81 3091-5310 das 08 às 12h de segunda a sexta-feira.
Fonte: Assessoria de Comunicação Pastoral da Saúde AOR

Nenhum comentário: