segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O Marco Zero para uma nova juventude de Pernambuco

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) nasceu em 1985 por inspiração do Beato João Paulo II e hoje reúne, durante uma semana num país escolhido pelo Papa, milhares de jovens do mundo inteiro para celebrar a fé cristã, partilhar suas culturas e construir pontes de amizade entre os povos. No encerramento da JMJ Madrid, que aconteceu no último mês de agosto e reuniu 2 milhões de jovens, o Papa Bento XVI anunciou que a sede da próxima JMJ será a cidade do Rio de Janeiro em 2013.

O Brasil se prepara para realizar a JMJ Rio 2013! E por conta desta Jornada acolhe dois grandes símbolos: a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora. Estes símbolos, entregues pelo Beato João Paulo II à juventude, percorrem o país sede de uma JMJ para motivar todo o processo de preparação. No Brasil, a Cruz e o Ícone foram acolhidos no dia 18 de setembro na cidade de São Paulo no evento intitulado “Bote Fé” que reuniu 100 mil pessoas.

A Peregrinação da Cruz e do Ícone na Arquidiocese de Olinda e Recife acontecerá no período de 15 a 19 de janeiro de 2012 e terá como marco o evento “Bote Fé Recife”, previsto para ser realizado no Marco Zero no dia 16 de janeiro das 14h30min às 0h. Neste dia teremos a Missa presidida pelo Arcebispo Dom Fernando Saburido no Santuário de Nossa Senhora de Fátima na Boa Vista às 12h e às 14h30min uma grande caminhada jovem com a Cruz e o Ícone pelas ruas do centro do Recife rumo ao Marco Zero. No Marco Zero teremos uma rica programação cultural com músicas populares e religiosas, grupos artísticos e bandas católicas. Seremos animados pela Banda Anjos de Resgate, pela cantora Eliana Ribeiro e pelo cantor Diego Fernandes. Os artistas da terra com Pe. João Carlos, Frei Damião, Paulo DR, DDD, Banda Vox Dei, Banda Hallel, Tribos de Jacó, Cristina Amaral e muitos outros farão a festa ter um gosto bem pernambucano.

O Bote Fé Recife será a acolhida oficial dos símbolos da JMJ na Arquidiocese de Olinda e Recife e o ponto alto da peregrinação por várias realidades como paróquias, santuários, escolas, presídios, favelas, hospitais, obras sociais e casas de recuperação de dependentes químicos.

Com o Bote Fé Recife, o Estado de Pernambuco e os municípios da Grande Recife estarão, no mês de janeiro, no foco de uma peregrinação com repercussão na mídia nacional e mundial. Recife se tornará a “Capital Mundial da Juventude Católica”. As atenções do Vaticano e da CNBB, bem como das autoridades políticas do Brasil, se dirigirão para Pernambuco e a Grande Recife, pois a expectativa, a partir da tradição dos nossos grandes eventos, é que se realize o maior “Bote Fé” do Brasil. Isto dará um grande impulso para o turismo religioso e cultural, já que se têm notícias de que várias caravanas de Estados do Nordeste e de outras regiões do País estão sendo organizadas.

Uma grande Comissão Coordenadora foi criada para articular o Bote Fé Recife a partir de várias Equipes. A Arquidiocese, através da Comissão Pastoral para a Juventude, estabelecerá parcerias para viabilizar a logística desse grande evento de caráter religioso, social e cultural. O Bote Fé Recife pretende ser uma grande celebração da fé e dos sonhos da juventude buscando suscitar um compromisso profético pela causa da vida e dignidade dos jovens.

Acessem nosso site www.boteferecife.com.br! Sigam nosso twitter @BoteFeRecife! E sigam nosso perfil e comunidade no facebook Bote Fé Recife!
Pe. Gimesson Silva, SCJ
Presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Juventude 

Nenhum comentário: