Pular para o conteúdo principal

Fiéis e turistas rendem homenagens a Nossa Senhora do Ó

Está tudo pronto para uma das maiores festas religiosas da Arquidiocese de Olinda e Recife. Do dia 27 de janeiro até o dia 5 de fevereiro, o distrito de Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca, Litoral Sul do Estado, festeja a sua padroeira. Durante os dez dias haverá missas, procissões, recitação do terço e shows. Tradição desde o século 19, a Festa de Nossa Senhora do Ó é parte do roteiro de turistas que lotam as praias do distrito nesse período. De acordo com a organização do evento, são esperadas mais de 50 mil pessoas.
A festa que tem como tema “Maria,fonte de Fecundidade,Sempre a Favor da Vida” começará próxima sexta-feira, 27, com a procissão da bandeira, às 18h. Em seguida, na matriz, haverá a celebração da missa presidida pelo vigário episcopal do Cabo de Santo Agostinho, padre Josivaldo Bezerra. Durante os dez dias serão celebradas missas, às 19h. No domingo, 5 de fevereiro, as comemorações à Nossa Senhora do Ó começam às 5h, com a alvorada festiva. Depois tem missas às 7h e às 10h. À tarde, a partir das 16h, acontecerá a tradicional procissão pelas principais ruas e avenidas do distrito. Em seguida, um missa campal na praça da matriz encerra os festejos.
O pároco, padre Djanilson Pereira, explicou que a devoção a Nossa Senhora do Ó é muito forte na região, que além dos fieis e turistas que aproveitam o período de férias para participar da festa, muitos romeiros de diversas partes do Estado e do país vão até a matriz homenagear a santa. O religioso espera que a festa supere o sucesso do ano passado. “A cada ano o evento cresce mais, graças à participação e o empenho dos leigos. Esperamos um público maior ainda nesta edição”, afirmou.
Como em 2011, a festa terá shows de importantes nomes da música gospel. No dia 28, na praça em frente à Igreja de Nossa Senhora do Ó, haverá a apresentação da cantora católica Celina Borges, com participação do cantor Neto Monteiro. “Trazer importantes artistas da cena musical católica é uma novidade da festa, que tem o intuito de evangelizar e converter os corações”, disse padre Djanilson.
Devoção – A Festa de Nossa Senhora do Ó foi instituída na Igreja Católica, em 656, durante o Concílio de Toledo, chamando-se Festa da Expectação do Parto Divino. No início, a santa era homenageada no sétimo dia antes do Natal, ou seja, em 18 de dezembro. Em cada um dos dias se cantava uma das sete grandes antífonas que começavam com “Ó”, como suspirando. Daí veio o nome ‘Nossa Senhora do Ó’.
Por diversas razões a Festa de Nossa Senhora do Ó é realizada no mundo inteiro, por mais de 200 anos, no primeiro domingo de fevereiro. Em Ipojuca, essa tradição se deu pela falta de sacerdotes na região em dezembro. Desde o século XIX, as festividades acontecem do final de janeiro ao início de fevereiro


Fonte: Assessoria de Comunicação AOR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem para o Dia Internacional da Mulher - Missa dos jovens 17h

Igreja Bom Jesus do Arraial
Grupo: Maria: Rainha dos Apóstolos


Dia Internacional da Mulher


Ser mulher...
É viver mil vezes em apenas uma vida
É lutar por causas perdidas e sempre sair vencedora.
É estar antes de ontem e depois do amanhã
É desconhecer a palavra recompensa
Apesar de seus atos.
Ser mulher...
É chorar de alegria e muitas vezes
Sorrir com tristeza.
É acreditar quando ninguém mais acredita.
É cancelar sonhos em prol de terceiros.
É esperar quando ninguém mais espera.

Ser mulher...
É estar em mil lugares de uma só vez.
É fazer mil papeis ao mesmo tempo.
É ser forte e fingir que frágil...
Para ter um carinho.
Parabéns mulher!
Não pelo oito de março;
Mas,
Por serem mulheres...
Fortes e Lutadoras,
Duras e fracas,
Mulheres de todas as raças,
Mulheres guerreiras,
Mulheres sem fronteiras,
Mulheres de beijo e abraço

Parabéns pelo dia 8 de março


Confira as fotos da entrega das tulipas feita pelo grupo jovem Maria: Rainha dos Apóstolos:

http://www.vibeflog.com/igrejadaharmonia

Andor de Nossa Senhora da Conceição

O blog Harmonia Extra traz em primeira mão para todos os internautas que acompanham o informativo através da internet, como foi os preparativos do andor com a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Com muita fé e amor, o cabelereiro e decorador Silvio com sua equipe, foi quem fez a decoração completa do andor. Este ano, em homenagem a França, o andor foi revestido por rosas vermelhas, azuis e brancas. Nos pés da imagem foi construída uma pequena cidade cenográfica que retrata o tema da Festa “Maria, Um Olhar Sobre a Cidade”.

Antes:   




















Depois:









Equipe que ajudou na Decoração do Andor de Nossa Senhora da Conceição

Entrega de novas fitas do Apostolado da Oração

Na primeira sexta feira do mês de julho, dia 01, tivemos a cerimônia da entrega das fitas às novas zeladas do Apostolado da Oração de nossa paróquia bem como a passagem de antigas zeladas para zeladoras.
Com o recebimento do manual e da patente as novas zeladas incorporam-se a um movimento centrado na devoção ao Sagrado Coração de Jesus. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus iniciou-se ao pé da cruz no momento em que o soldado com uma lança perfurou lhe o lado abrindo Seu coração. O 'Apostolado da Oração teve seu início na França em uma casa de estudos em Valsperto de Le Puy. Crescia nos estudantes de teologia e filosofia, presos em seus livros e temas escolares, o anseio de realizar algum apostolado direto nas paróquias junto ao povo. Inspirado pelo Espírito Santo Pe Francisco Xavier Gautrelet, jesuíta, no dia 3 de dezembro de 1844 lançou essa luminosa idéia: oferecer seus trabalhos e estudos, sacrifícios e alegrias, oferecendo tudo, em espírito apostólico, nascendo assim o Aposto…