sábado, 12 de maio de 2012

Igreja de Nossa Senhora de Fátima receberá título de santuário


No próximo dia 13 de maio a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, localizada no antigo Colégio Nóbrega, receberá o título de Santuário Arquidiocesano, a ser conferido pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antonio Fernando Saburido. Na ocasião, haverá uma missa, às 19h, e, em seguida, uma procissão pelas ruas da cidade, com descerramento da placa comemorativa e bênção das rosas.

A pedra fundamental do santuário foi lançada em 1933. Dois anos depois, em 8 de dezembro de 1935, era inaugurada – graças à ajuda da colônia portuguesa – como Capela do Colégio Nóbrega – pelo jesuíta português Pe. Domingos Gomes. A obra foi projetada pelo arquiteto francês Georges Mounier. Tem forma de cruz latina com 26 metros de altura até o teto, nave única de 14 metros de largura e uma torre de 56 metros.

A bela estátua da Virgem do Rosário mede 3 metros de altura, obra do artista português Antonio da Paz, cujo rosto reflete ternura e bondade. No coro foi construído, nos anos 90, um ossuário onde estão os restos mortais de 47 jesuítas, entre os quais os do Pe. José Aparício, confessor da vidente Irmã Lúcia de Fátima, e parte dos ossos do Pe. Mariano Pinho, confessor da mística Beata Alexandrina de Balasar. Em 2010, a igreja foi tombada pela Fundarpe.

O título será concedido em meio à festa de Nossa Senhora de Fátima, que será realizada de 6 a 13 de maio. Confira a programação:

Dia 6 às 19h – Nossa Senhora e a Promoção da Justiça – Pe. Aírton Freire. Animação: Fundação da  Terra.

Dia 7 às 19h – Nossa Senhora, Saúde dos Enfermos e Caminho da Fraternidade (Benção dos Enfermos) – Pe. Cosmo.
Dia 8 às 19h – Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos – Pe. Roberto Carlos.

Dia 9 às 19h – Nossa Senhora e Juventude – Pe. João Carlos. Animação : Grupo dos Ex-Alunos do Colégio Nóbrega.

Dia 10 às 19h – Nossa Senhora Templo do Espírito Santo – Pe. Adilson Simões. Animação Cantor Zé Vicente.

Dia 11 às 14h – Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças – Frei Damião Silva.

Dia 11 às 19h – Nossa Senhora e a Unidade Dos Cristãos – Pe. Lúcio Flávio S . J e Antônio Mota S . J. Animação: Cantor Zé Vicente.

Dia 12 às 19h – Nossa Senhora e a Família – Pe. Clóvis Cabral. Animação: Equipe Nossa Senhora.

Dia 13 às 6h – Alvorada Com Queima de Fogos, Oração do Angelus e Café Comunitário.
9h – Nossa Senhora e Os Enfermos – Pe. Edson Rodrigues e Pe. Antônio da Mota S . j.
12h – Nossa Senhora Mãe Misericordiosa – Frei Aluísio Fragoso.
14h – Hora da Graça: Adoração ao Santíssimo Sacramento – Sem. Rodrigo Soares de Almeida.
15h30 – Momento Mariano: Terço dos Homens.
19h – Missa Comemorativa da Declaração Canônica do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora de Fátima, com celebração do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fenando Saburido ( com participação dos padres jesuítas e convidados) – Animação: Grupo “Bote fé”
20h – Procissão pelas ruas da cidade, animada pelo Pe. Expedito Nascimento, com descerramento da placa comemorativa, Bênção Das Rosas e Consagração a Nossa Senhora de Fátima. Haverá, ainda, a Bênção Final de Dom Fernando Saburido e distribuição de rosas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Unicap

Nenhum comentário: