Primeiro seminário arquidiocesano sobre ensino religioso, será em agosto

O ensino religioso é um dos maiores problemas para os educadores. A fim de discutir o assunto e encontrar pistas para uma prática pedagógica que contemple a transversalidade do tema e o respeito ao credo próprio de cada confissão, a Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Educação e Cultura (CAPEC) realizará o seminário ‘Igreja e Estado: desafios e perspectivas para o Ensino Religioso’, no dia 22 de agosto. O evento, que acontecerá na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), será destinado a professores, agentes de pastoral, religiosos, seminaristas e alunos de teologia, filosofia e ciências da religião.

As inscrições já foram abertas. Para participar, o interessado deve preencher a ficha de inscrição anexa ao folder do seminário que pode ser encontrado em qualquer igreja matriz da Arquidiocese de Olinda e Recife, e pagar uma taxa no valor de R$30. O comprovante do pagamento, deve ser enviado para o e-mail capeducacaoecultura@gmail.com.

A ideia do seminário nasceu da angústia de professores que participaram das reuniões com o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e com o presidente da CAPEC, frei Rinaldo Pereira, durante as visitas pastorais. Para os educadores o ensino religioso se apresentava como um dos grandes desafios da sala de aula. Pensando nesses profissionais e também em outras pessoas que lidam diretamente com a educação e a formação cidadã, principalmente de crianças e adolescentes, a CAPEC preparou uma programação com palestras e mesas-redondas comandadas por profissionais reconhecidos da área.

Participarão do seminário o arcebispo emérito de Juiz de Fora (MG) e ex-presidente da comissão nacional para o ensino religioso da CNBB, dom Eurico dos Santos Veloso; a assessora para o ensino religioso da CNBB, mestre em Ciências da Religião e doutora em Filosofia, Anísia de Paulo Figueiredo; e o bispo titular de Avala e auxiliar do Rio de Janeiro, dom Nelson Francelino Ferreira.

Dentre os assuntos abordados durante o seminário estará o Acordo Brasil-Santa Sé, muito criticado por aqueles que defendem o Estado laico. Os organizadores do seminário pretendem desmistificar o assunto. “No acordo não há nenhuma diferença daquilo previsto na nossa Constituição Federal. O Estado é laico, mas para educar não podemos prescindir a dimensão religiosa que é inerente ao ser humano”, explicou frei Rinaldo. Outros temas como o processo histórico do ensino religioso no Brasil, as modalidades e os desafios desse tipo de disciplina e as perspectivas do ensino religioso também serão debatidos.


Serviço
Seminário sobre Ensino Religioso
Data: 22 de agosto de 2012
Local: Universidade Católica de Pernambuco – Bloco ‘G’ – Auditório G1
Investimento: R$30
Da Assessoria de Comunicação AOR

Comentários