Pular para o conteúdo principal

Primeiro seminário arquidiocesano sobre ensino religioso, será em agosto

O ensino religioso é um dos maiores problemas para os educadores. A fim de discutir o assunto e encontrar pistas para uma prática pedagógica que contemple a transversalidade do tema e o respeito ao credo próprio de cada confissão, a Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Educação e Cultura (CAPEC) realizará o seminário ‘Igreja e Estado: desafios e perspectivas para o Ensino Religioso’, no dia 22 de agosto. O evento, que acontecerá na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), será destinado a professores, agentes de pastoral, religiosos, seminaristas e alunos de teologia, filosofia e ciências da religião.

As inscrições já foram abertas. Para participar, o interessado deve preencher a ficha de inscrição anexa ao folder do seminário que pode ser encontrado em qualquer igreja matriz da Arquidiocese de Olinda e Recife, e pagar uma taxa no valor de R$30. O comprovante do pagamento, deve ser enviado para o e-mail capeducacaoecultura@gmail.com.

A ideia do seminário nasceu da angústia de professores que participaram das reuniões com o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e com o presidente da CAPEC, frei Rinaldo Pereira, durante as visitas pastorais. Para os educadores o ensino religioso se apresentava como um dos grandes desafios da sala de aula. Pensando nesses profissionais e também em outras pessoas que lidam diretamente com a educação e a formação cidadã, principalmente de crianças e adolescentes, a CAPEC preparou uma programação com palestras e mesas-redondas comandadas por profissionais reconhecidos da área.

Participarão do seminário o arcebispo emérito de Juiz de Fora (MG) e ex-presidente da comissão nacional para o ensino religioso da CNBB, dom Eurico dos Santos Veloso; a assessora para o ensino religioso da CNBB, mestre em Ciências da Religião e doutora em Filosofia, Anísia de Paulo Figueiredo; e o bispo titular de Avala e auxiliar do Rio de Janeiro, dom Nelson Francelino Ferreira.

Dentre os assuntos abordados durante o seminário estará o Acordo Brasil-Santa Sé, muito criticado por aqueles que defendem o Estado laico. Os organizadores do seminário pretendem desmistificar o assunto. “No acordo não há nenhuma diferença daquilo previsto na nossa Constituição Federal. O Estado é laico, mas para educar não podemos prescindir a dimensão religiosa que é inerente ao ser humano”, explicou frei Rinaldo. Outros temas como o processo histórico do ensino religioso no Brasil, as modalidades e os desafios desse tipo de disciplina e as perspectivas do ensino religioso também serão debatidos.


Serviço
Seminário sobre Ensino Religioso
Data: 22 de agosto de 2012
Local: Universidade Católica de Pernambuco – Bloco ‘G’ – Auditório G1
Investimento: R$30
Da Assessoria de Comunicação AOR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem para o Dia Internacional da Mulher - Missa dos jovens 17h

Igreja Bom Jesus do Arraial
Grupo: Maria: Rainha dos Apóstolos


Dia Internacional da Mulher


Ser mulher...
É viver mil vezes em apenas uma vida
É lutar por causas perdidas e sempre sair vencedora.
É estar antes de ontem e depois do amanhã
É desconhecer a palavra recompensa
Apesar de seus atos.
Ser mulher...
É chorar de alegria e muitas vezes
Sorrir com tristeza.
É acreditar quando ninguém mais acredita.
É cancelar sonhos em prol de terceiros.
É esperar quando ninguém mais espera.

Ser mulher...
É estar em mil lugares de uma só vez.
É fazer mil papeis ao mesmo tempo.
É ser forte e fingir que frágil...
Para ter um carinho.
Parabéns mulher!
Não pelo oito de março;
Mas,
Por serem mulheres...
Fortes e Lutadoras,
Duras e fracas,
Mulheres de todas as raças,
Mulheres guerreiras,
Mulheres sem fronteiras,
Mulheres de beijo e abraço

Parabéns pelo dia 8 de março


Confira as fotos da entrega das tulipas feita pelo grupo jovem Maria: Rainha dos Apóstolos:

http://www.vibeflog.com/igrejadaharmonia

Andor de Nossa Senhora da Conceição

O blog Harmonia Extra traz em primeira mão para todos os internautas que acompanham o informativo através da internet, como foi os preparativos do andor com a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Com muita fé e amor, o cabelereiro e decorador Silvio com sua equipe, foi quem fez a decoração completa do andor. Este ano, em homenagem a França, o andor foi revestido por rosas vermelhas, azuis e brancas. Nos pés da imagem foi construída uma pequena cidade cenográfica que retrata o tema da Festa “Maria, Um Olhar Sobre a Cidade”.

Antes:   




















Depois:









Equipe que ajudou na Decoração do Andor de Nossa Senhora da Conceição

Entrega de novas fitas do Apostolado da Oração

Na primeira sexta feira do mês de julho, dia 01, tivemos a cerimônia da entrega das fitas às novas zeladas do Apostolado da Oração de nossa paróquia bem como a passagem de antigas zeladas para zeladoras.
Com o recebimento do manual e da patente as novas zeladas incorporam-se a um movimento centrado na devoção ao Sagrado Coração de Jesus. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus iniciou-se ao pé da cruz no momento em que o soldado com uma lança perfurou lhe o lado abrindo Seu coração. O 'Apostolado da Oração teve seu início na França em uma casa de estudos em Valsperto de Le Puy. Crescia nos estudantes de teologia e filosofia, presos em seus livros e temas escolares, o anseio de realizar algum apostolado direto nas paróquias junto ao povo. Inspirado pelo Espírito Santo Pe Francisco Xavier Gautrelet, jesuíta, no dia 3 de dezembro de 1844 lançou essa luminosa idéia: oferecer seus trabalhos e estudos, sacrifícios e alegrias, oferecendo tudo, em espírito apostólico, nascendo assim o Aposto…