Pular para o conteúdo principal

Visita ao Santo Padre Papa Bento XVI

Nos últimos dias, 25 de junho a 01 de julho, estive em Roma para participar da Celebração de São Pedro e São Paulo, presidida pelo Santo Padre o Papa Bento XVI. Nesta ocasião, foi entregue aos novos arcebispos do mundo inteiro o pálio, peça de lã branca, de largura aproximada de 8 centímetros. Os pálios foram abençoados pelo Santo Padre, na vigília da solenidade, e depositados sobre o túmulo de São Pedro, de onde foram retirados e conduzidos até o altar para serem entregues aos respectivos arcebispos, no início da celebração. É sinal de unidade com o sucessor do Apóstolo Pedro, escolhido por Jesus para guiar a Igreja e anunciar o Evangelho, juntamente com os demais.

Do Brasil, receberam o pálio sete novos arcebispos, entre eles Dom Jaime Vieira Rocha, Metropolita de Natal – RN, do nosso Regional Nordeste 2 da CNBB. Além de alguns bispos do nosso regional, estiveram presentes boa representação de padres e leigos da vizinha Arquidiocese de Natal.

Para mim, foi oportunidade maravilhosa de reviver a emoção vivenciada em 2010, nessa mesma solenidade, quando tive a honra de receber o pálio de Olinda e Recife. Dois anos depois, junto ao túmulo de São Pedro, foi oportunidade de renovar meu compromisso de procurar imitar o Cristo – Bom Pastor, que dá a vida por suas ovelhas.

Aproveitei a estada em Roma para participar da audiência coletiva com o Papa Bento XVI, na manhã da quarta-feira (27), e solicitar bênção especial para nossos arquidiocesanos de Olinda e Recife, a fim de que possamos caminhar, sempre mais, na paz e unidade, em comunhão plena com o representante visível de Jesus Cristo no meio de nós. A sala Paulo VI, onde aconteceu a audiência, estava repleta de peregrinos e tivemos a alegria de escutar o Papa falando em nossa língua, ao saudar os fiéis provenientes de Portugal e do Brasil.

Atendendo convite do Monsenhor Enrico Adriano Rosa e acompanhado por Dom Matias Patrício de Macêdo (Arcebispo Emérito de Natal) e Monsenhor José Albérico (nosso Vigário Geral), participamos do almoço na Casa Santa Marta, onde se hospedam os cardeais da Santa Igreja, especialmente durante os consistórios. Trata-se de uma bela casa, bastante funcional e com capela bem convidativa à oração. Nessa ocasião, recebemos um grande presente, uma relíquia de 1º grau e documentada, do Beato João XXIII. O Papa que convocou e iniciou o Concílio Vaticano II, cujo jubileu de 50 anos iniciaremos em outubro próximo, ocasião em que apresentaremos ao povo a referida relíquia.

Ainda, na companhia de Dom Genival Saraiva de França (Bispo de Palmares e Presidente do Regional NE2) e Padre Pedro Rubens, SJ (Reitor da UNICAP) visitamos a Universidade Gregoriana e conversamos com a atual direção sobre a possibilidade de trazer para a Universidade Católica de Pernambuco, o Mestrado em Direito Canônico. A ideia é preparar padres, diáconos, religiosos e leigos para colaborar com suas dioceses e com o Tribunal Eclesiástico, do ponto de vista canônico. Precisamos agilizar sempre mais os processos de nulidade matrimonial, iniciados em nossas câmaras diocesanas e encaminhados ao tribunal Regional.

Estar no Vaticano, na cidade eterna, é sempre oportunidade de experimentar a catolicidade da Igreja, no meio de tantas línguas e povos diferentes formando assim uma inumerável família.
Dom Antônio Fernando Saburido
Arcebispo de Olinda e Recife

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem para o Dia Internacional da Mulher - Missa dos jovens 17h

Igreja Bom Jesus do Arraial
Grupo: Maria: Rainha dos Apóstolos


Dia Internacional da Mulher


Ser mulher...
É viver mil vezes em apenas uma vida
É lutar por causas perdidas e sempre sair vencedora.
É estar antes de ontem e depois do amanhã
É desconhecer a palavra recompensa
Apesar de seus atos.
Ser mulher...
É chorar de alegria e muitas vezes
Sorrir com tristeza.
É acreditar quando ninguém mais acredita.
É cancelar sonhos em prol de terceiros.
É esperar quando ninguém mais espera.

Ser mulher...
É estar em mil lugares de uma só vez.
É fazer mil papeis ao mesmo tempo.
É ser forte e fingir que frágil...
Para ter um carinho.
Parabéns mulher!
Não pelo oito de março;
Mas,
Por serem mulheres...
Fortes e Lutadoras,
Duras e fracas,
Mulheres de todas as raças,
Mulheres guerreiras,
Mulheres sem fronteiras,
Mulheres de beijo e abraço

Parabéns pelo dia 8 de março


Confira as fotos da entrega das tulipas feita pelo grupo jovem Maria: Rainha dos Apóstolos:

http://www.vibeflog.com/igrejadaharmonia

Andor de Nossa Senhora da Conceição

O blog Harmonia Extra traz em primeira mão para todos os internautas que acompanham o informativo através da internet, como foi os preparativos do andor com a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Com muita fé e amor, o cabelereiro e decorador Silvio com sua equipe, foi quem fez a decoração completa do andor. Este ano, em homenagem a França, o andor foi revestido por rosas vermelhas, azuis e brancas. Nos pés da imagem foi construída uma pequena cidade cenográfica que retrata o tema da Festa “Maria, Um Olhar Sobre a Cidade”.

Antes:   




















Depois:









Equipe que ajudou na Decoração do Andor de Nossa Senhora da Conceição

Entrega de novas fitas do Apostolado da Oração

Na primeira sexta feira do mês de julho, dia 01, tivemos a cerimônia da entrega das fitas às novas zeladas do Apostolado da Oração de nossa paróquia bem como a passagem de antigas zeladas para zeladoras.
Com o recebimento do manual e da patente as novas zeladas incorporam-se a um movimento centrado na devoção ao Sagrado Coração de Jesus. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus iniciou-se ao pé da cruz no momento em que o soldado com uma lança perfurou lhe o lado abrindo Seu coração. O 'Apostolado da Oração teve seu início na França em uma casa de estudos em Valsperto de Le Puy. Crescia nos estudantes de teologia e filosofia, presos em seus livros e temas escolares, o anseio de realizar algum apostolado direto nas paróquias junto ao povo. Inspirado pelo Espírito Santo Pe Francisco Xavier Gautrelet, jesuíta, no dia 3 de dezembro de 1844 lançou essa luminosa idéia: oferecer seus trabalhos e estudos, sacrifícios e alegrias, oferecendo tudo, em espírito apostólico, nascendo assim o Aposto…