Pular para o conteúdo principal

O pão da vida

O termo “pão” tem um significado abrangente, referindo-se a tudo aquilo que preserva a vida, seja no nível físico, como também na dimensão da espiritualidade. Por isto falamos do alimento para o corpo físico, como também para o sustento da vida espiritual, tendo como base, para os cristãos, o pão da eucaristia.
Numa visão cristã, o pão tem dimensão terrena, temporal, passageiro, como também na ordem eterna. Ele está ligado à vida e é indispensável na preservação da saúde. Identificamos Cristo como o “pão da vida”, aquele que alimenta nosso interior, nossa vida, significando reconciliação com Deus.
A vida com Deus começa na terra. Ela tem seu termo após a morte, na mesa celeste. A morte não é o fim da vida, mas a confirmação do pão da vida eterna, o pão da plenitude do amor de Deus, da salvação realizada por Cristo e do prêmio conquistado por uma história de vida terrena com perfil de honestidade.
Diz o ditado popular que “saco vazio não fica de pé”. O mesmo acontece com o estômago vazio pela falta de pão. Só que isto é uma contradição em relação ao Brasil, um país com tanta fartura, mas também com tantos desperdícios. O que falta mesmo é uma melhor política de partilha e solidariedade.
O equilíbrio emocional, psicológico e, principalmente, espiritual da pessoa também necessita de suporte, de alimento para ter sustentação. É desafiante um indivíduo ter serenidade sem o alimento da Palavra de Deus e a fraternidade na convivência. É como o “saco vazio”, sem base e sem aquilo que lhe dá resistência.
Pão e água são fontes de vida. Na dimensão cristã, o pão representa a eucaristia e a água, o batismo. São sacramentos que levam o cristão a entrar em aliança com Deus, fazendo a experiência de uma vida sobrenatural. Estar na intimidade com Deus é não estar acomodado e passivo diante do mal, como o pai que não concorda com as infantilidades do filho. Parabéns a todos os pais na celebração de seu dia.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Andor de Nossa Senhora da Conceição

O blog Harmonia Extra traz em primeira mão para todos os internautas que acompanham o informativo através da internet, como foi os preparativos do andor com a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Com muita fé e amor, o cabelereiro e decorador Silvio com sua equipe, foi quem fez a decoração completa do andor. Este ano, em homenagem a França, o andor foi revestido por rosas vermelhas, azuis e brancas. Nos pés da imagem foi construída uma pequena cidade cenográfica que retrata o tema da Festa “Maria, Um Olhar Sobre a Cidade”.

Antes:   




















Depois:









Equipe que ajudou na Decoração do Andor de Nossa Senhora da Conceição

Mensagem para o Dia Internacional da Mulher - Missa dos jovens 17h

Igreja Bom Jesus do Arraial
Grupo: Maria: Rainha dos Apóstolos


Dia Internacional da Mulher


Ser mulher...
É viver mil vezes em apenas uma vida
É lutar por causas perdidas e sempre sair vencedora.
É estar antes de ontem e depois do amanhã
É desconhecer a palavra recompensa
Apesar de seus atos.
Ser mulher...
É chorar de alegria e muitas vezes
Sorrir com tristeza.
É acreditar quando ninguém mais acredita.
É cancelar sonhos em prol de terceiros.
É esperar quando ninguém mais espera.

Ser mulher...
É estar em mil lugares de uma só vez.
É fazer mil papeis ao mesmo tempo.
É ser forte e fingir que frágil...
Para ter um carinho.
Parabéns mulher!
Não pelo oito de março;
Mas,
Por serem mulheres...
Fortes e Lutadoras,
Duras e fracas,
Mulheres de todas as raças,
Mulheres guerreiras,
Mulheres sem fronteiras,
Mulheres de beijo e abraço

Parabéns pelo dia 8 de março


Confira as fotos da entrega das tulipas feita pelo grupo jovem Maria: Rainha dos Apóstolos:

http://www.vibeflog.com/igrejadaharmonia

Entrega de novas fitas do Apostolado da Oração

Na primeira sexta feira do mês de julho, dia 01, tivemos a cerimônia da entrega das fitas às novas zeladas do Apostolado da Oração de nossa paróquia bem como a passagem de antigas zeladas para zeladoras.
Com o recebimento do manual e da patente as novas zeladas incorporam-se a um movimento centrado na devoção ao Sagrado Coração de Jesus. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus iniciou-se ao pé da cruz no momento em que o soldado com uma lança perfurou lhe o lado abrindo Seu coração. O 'Apostolado da Oração teve seu início na França em uma casa de estudos em Valsperto de Le Puy. Crescia nos estudantes de teologia e filosofia, presos em seus livros e temas escolares, o anseio de realizar algum apostolado direto nas paróquias junto ao povo. Inspirado pelo Espírito Santo Pe Francisco Xavier Gautrelet, jesuíta, no dia 3 de dezembro de 1844 lançou essa luminosa idéia: oferecer seus trabalhos e estudos, sacrifícios e alegrias, oferecendo tudo, em espírito apostólico, nascendo assim o Aposto…